Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escola de Artes de Castanhal se integra à rede de ensino técnico

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/03/2017 00h00

Castanhal, no nordeste do Pará, ganhou a primeira escola de artes da rede de educação profissional do Estado e a única da região Norte do Brasil, atendendo mais de 1,5 mil alunos do município e cidades vizinhas. A inauguração da Escola Estadual de Ensino Técnico de Nível Médio e Artes São Lucas, em referência ao padroeiro dos artistas, foi neste sábado (11).

Entre as atrações culturais que se apresentaram na inauguração estava Gabriel Hiarley, 13 anos, que apresentou peças de música erudita. A escola será uma instituição de ensino sem fins lucrativos vinculada à Diocese de Castanhal, tendo como mantenedora a Associação Obras Sociais da Diocese de Castanhal e funcionando em convênio com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O objetivo é promover a formação humana, artística e técnica para o exercício profissional, de forma a atender as demandas sociais e tecnológicas, contribuindo na geração de trabalho e renda e, consequentemente, no desenvolvimento econômico, social e cultural. O bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, está confiante no trabalho que será feito na instituição de ensino.

“Minha palavra é de gratidão a todos aqueles que acreditaram no projeto, ajudaram e construíram. Agora o que era sonho se tornou realidade. Vamos começar a construir um presente bonito na Escola das Artes São Lucas para o bem de tantos adolescentes e jovens”, declarou o bispo.

Com mais de seis mil metros quadrados de área coberta e mais de 20 mil metros quadrados de área verde, a escola conta com 53 dependências, entre setor administrativo, laboratório de ensino, salas de aula, cozinha e uma grande praça coberta. Para os cursos, a instituição tem laboratórios de informática, estrutural e de modelagem, desenho, artes visuais, experimentação cênica, música, cozinha escola e salas individualizadas para música.

Formação – O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda, falou sobre a parceria para a construção e manutenção da escola. “Essa é a primeira escola desse nível e variedade que envolve cultura e arte do Norte do Brasil, região que representa 60% do território brasileiro. Em um momento de crise, temos que nos unir para garantir que um projeto como esse saia do papel, e hoje estamos colhendo os frutos dessa parceria”, destacou.

A instituição ofertará cursos de formação inicial e continuada para crianças que já saibam ler e escrever, adolescentes e jovens, assim como cursos técnicos nas modalidades concomitante e subsequente nas áreas de artes dramáticas e visuais, instrumento musical (canto, saxofone ou violão), gastronomia, marcenaria e meio ambiente.

Para a dona de casa Aldaléia Evangelista, que pretende estudar na instituição, essa é uma oportunidade importante para todas as pessoas que sonham em aprender um pouco mais sobre artes e gastronomia. “Estamos muito felizes com esta escola, que veio para ajudar a melhorar a educação no município e apoiar os nossos artistas, uma novidade que vai nos trazer muita coisa boa”, disse.

“A Secretaria de Educação ganha o empreendedorismo que a diocese de Castanhal está implantando quando investe em uma escola voltada para a arte, a inovação, que pensa no potencial artístico dos jovens e nos seus talentos. Isso é fundamental para a educação”, enfatizou a secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage.

Este ano a escola vai ofertar 600 vagas. Os alunos interessados podem ir até a secretaria a partir de segunda-feira (13) para fazer a matrícula pessoalmente. Em 2018 a instituição vai abrir 1,5 mil vagas, incluindo os cursos técnicos. A escola está localizada na Rua Major Wilson Santos, bairro Nova Olinda (Rodovia Transcastanhal).