Sespa oferece suporte para municípios na inserção dos dados de vacinação da Covid-19 

Secretaria auxilia municípios do interior, e, inclusive, envia profissionais de Belém, para auxílio dos registros nos sistemas informacionais sobre a imunização

16/04/2021 14h45 - Atualizada em 16/04/2021 16h37

Equipe da Sespa em atuação em Uruará, município recebeu suporte para que as informações sobre a vacinação não fique defasadaA execução da campanha de vacinação e a atualização das informações sobre vacinação de Covid-19, no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde, é de responsabilidade de cada município, entretanto a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) monitora a situação dos municípios do Estado e quando necessário oferece suporte para que as informações não fiquem defasadas.

A Sespa, por meio dos Centros Regionais de Saúde, já forneceu suporte para três municípios atualizarem o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), com dados sobre a vacinação contra a Covid-19. Foram enviados três servidores para Uruará, sudoeste estadual, que, nesta quinta-feira (15), terminaram a missão de dois dias. Baião e Marituba também receberam apoio da Sespa.

“Realizamos um diagnóstico situacional da região Xingu e dentre os nove municípios de abrangência do 10º Centro Regional de Saúde, foi verificado que o município de Uruará necessitava de apoio para inserção dos dados nos sistemas com principal atenção para os dados sobre a vacinação contra Covid-19”, explicou Maurício Miranda do Nascimento, diretor do 10º Centro Regional de Saúde.

“Mediante essa dificuldade do município, o Estado se colocou à disposição disponibilizando uma equipe que veio de Belém, recebemos um servidor do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Sespa, e duas digitadoras da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), que deram apoio nas digitações dos dados no sistema de informação do Ministério da Saúde, referente a vacinação de Covid-19”, explicou o diretor Maurício Miranda.

"Tivemos um retorno positivo nessa ação, com esse auxílio estatal ao município de Uruará, conseguimos melhorar o desempenho da cidade no SI-PNI, retirando o município do ranking dos 20 menores desempenhos do estado referente a aplicação da 1º e 2º doses no vacinômetro estadual”, avaliou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Atualmente, o 10º Centro apresenta dois municípios entre os 20 melhores desempenhos, no Pará, são eles: Anapu e Vitória do Xingu.

Na classificação de melhores desempenhos por Centros de Saúde, os municípios do 1º Centro Regional estão em primeiro lugar, no segundo lugar estão os municípios do 10º Centro e em terceiro lugar, os do 11º Centro.

Municípios atendidos pelo 1º, 10º e 11º Centros:

1º Centro Regional de Saúde: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará.

10º Centro Regional de Saúde: Altamira, Pacajá, Uruará, Medicilândia, Porto de Moz, Brasil Novo, Anapu, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio.

11º Centro Regional de Saúde: Marabá, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia e Tucuruí.

Por Melina Marcelino (SESPA)