Concurso de Redação sobre mineração inscreve a partir do dia 27 deste mês
No próximo dia 27 serão abertas as inscrições para a sexta edição do Concurso de Redação Simineral-Seduc, com o tema “Mineração –Presente na nossa evolução”. Podem participar estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que terão a oportunidade de conhecer de que forma a mineração está presente no dia a dia de cada um deles. Para confirmar a inscrição, basta acessar o site da secretaria (www.seduc.pa.gov.br). O tema é o mesmo do 6º Anuário Mineral do Pará, lançado na segunda-feira, 13, em cerimônia no Espaço São José Liberto, no centro de Belém.
A parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) tem como foco a aprendizagem de conteúdos e desenvolvimento cognitivo dos estudantes da rede pública. Como ressaltou o presidente do Simineral, José Fernando Gomes, durante o lançamento do Anuário Mineral do Pará, o concurso de redação já se tornou sucesso, dada a participação maciça dos estudantes de todas as regiões do Estado. “Essa parceria é fundamental para o desenvolvimento do Estado, porque estamos fazendo a geração da mineração acontecer aqui no Pará”, afirmou.
José Fernando Gomes destacou que até o final deste semestre serão premiados no concurso estudantes, professores, escolas e a torcida mais animada. Já participaram nas cinco edições do concurso de redação, cerca de 15 mil estudantes de todos os municípios paraenses.
“O concurso de redação é uma oportunidade que os estudantes têm para trabalhar o conhecimento sobre a mineração, assim como também se estabelecer uma análise crítica sobre esse processo que o setor tem no Pará. A iniciativa promove, simultaneamente, o desenvolvimento cognitivo dos alunos”, destacou o secretário adjunto da Seduc, José Roberto Silva, que representou a secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage.
Durante o evento também foi apresentado o Anuarinho e a personagem Dorinha, uma mineradora que aborda tópicos da história da mineração, além do Concurso de Redação e o Prêmio Simineral de Comunicação, organizado em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor).
A cerimônia também contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, representando o governador do Estado, Simão Jatene, parlamentares federais e estaduais e outras autoridades.
Personalidades e empresas que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento da mineração no Estado foram homenageadas: o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Márcio Miranda, recebeu a comenda do Mérito “Minerador Honorário”, e o presidente da empresa Vale, Murilo Ferreira, o título honorífico de “Minerador Destaque”.
Foram entregues, ainda, menções honrosas para a comunidade libanesa por seus 100 anos de presença no Pará; ao Espaço São José Liberto, pelos 15 anos de fundação; à Mineração Buritirama, com 15 anos de operação no Pará, e Sinobras, pelos seus 10 anos de atuação no Estado.