Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POLÍCIA CIVIL

Dema convoca população a denunciar maus-tratos contra os animais

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/03/2017 00h00

Nesta terça-feira (14), é comemorado o Dia Nacional dos Animais. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser dispensados aos animais, sejam domésticos ou selvagens. Tristes situações que repercutiram na segunda-feira (13) podem ajudar a fortalecer esse tipo de conscientização: dois casos de agressão a animais foram registrados em Belém.

Um vídeo que chocou a população foi gravado no bairro do Guamá. Um homem agride um cachorro, jogando ele no chão e dando socos na cabeça do animal. Outro vídeo também registrado por um celular traz cenas brutais impostas a um inocente cão. Nas imagens, que já alcançaram repercussão nacional, um filhote de cachorro aparece amarrado em uma corda, sendo arrastado pela dona, que dirige uma motocicleta, no bairro do Tapanã.

O fato chegou ao conhecimento do plantão da Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil. Através de denúncias de moradores vizinhos, Raimunda Leal, a agressora, que aparece nas imagens, foi levada para prestar esclarecimentos na Dema. Segundo o delegado titular Vicente Costa, a acusada alegou que a cadelinha tinha fugido de casa, teria passado em frente ao local de seu trabalho e a dona não tinha como levá-la de volta para casa no colo.

“A acusada aufere os benefícios da lei 9.099. Em função deste ser considerado crime de menor potencial ofensivo, foi lavrado um termo circunstancial de ocorrência e ela responde em liberdade a um processo criminal, cuja pena desse ato é de 3 meses a um ano, além de multa”, detalhou o delegado. O homem que agrediu o cão no Guamá também prestou depoimento e vai aguardar o julgamento em liberdade.

Mas o titular da Dema acredita que os casos, que mobilizaram a população, servem para reforçar a importância das denúncias de maus-tratos contra os animais. Elas podem ser feita através do número 181, que funciona 24 horas por dia ou pelo telefone da Divisão Especializada em Meio Ambiente (3238-1225), em horário comercial.

A Dema costuma receber, em média, por semana, 20 denúncias de maus- tratos. “Como o crime foi filmado, teve grande repercussão e ganhou essa proporção. Temos casos até mais graves registrados, que não chegam a ser divulgados. Isso é importante para que a população saiba que os animais têm direitos e que as pessoas tenham consciência que qualquer pessoa que submeta um animal a esta situação, pode responder a um processo criminal”, reforça o delegado.

A luta de Vitória - O bacharel em direito Olavo Martins, 24 anos, foi tocado pelo vídeo da covarde agressão. Músico nas horas vagas, ele já tem três cachorros adotados: Elis, Chico e Nara. Mas ao ver o vídeo, ele não só se sensibilizou, como resolveu partir para a ação. Procurou a responsável pela ONG “Peludinhos da UFPA”, que mobilizou o resgate e cuidados do animal, batizado com o nome “Vitória” e se prontificou a servir de lar temporário para o animalzinho.

Chico, Elis e Nara ganharam na noite de segunda-feira, 13, uma companheira para as brincadeiras, já o bacharel... “Quem tem uma experiência concreta com animais domésticos, sabe o potencial que eles têm de transformar a vida de pessoas através do amor e fidelidade. Eles são capazes de mostrar para as pessoas o quanto ainda dá para ter esperanças na humanidade como fonte de carinho e solidariedade”, disse o “pai temporário” de Vitória.

A cadelinha, que está com as patas traseiras machucadas devido às agressões sofridas, tem um pouco de dificuldade para se levantar, está ainda sob impacto emocional, mas já foi vermifugada, medicada com pomadas para tratar os ferimentos e traz olhinhos transbordando esperança de ter uma nova vida ao lado de uma família disposta a se dedicar a ela. “Tenho certeza que todo esse potencial de amor e companheirismo que ela carrega por trás desses olhinhos assustados, vai ser levado para um novo lar e transformar a vida de uma pessoa que esteja disposta a abrir o coração para adotá-la”, disse Olavo.

Depois que ganhar um novo e definitivo lar, Vitória vai deixar uma “avó” saudosa. Socorro Martins, 58 anos, a mãe de Olavo, chorou depois de assistir ao vídeo com a cachorrinha sendo arrastada. Nunca imaginava que, na mesma noite, Vitória estaria entrando em sua casa para passar a noite, em plena véspera de seu aniversário. “Foi meu maior presente amanhecer com essa coisa linda aqui entre nós e encarei como um presente de Deus, depois de tantas preces. Quando ela entrou por essa porta, eu nem acreditei. Infelizmente não poderemos ficar com ela, mas tenho certeza que ela encontrará um lar cheio de amor e quero continuar acompanhando o crescimento dela”, disse dona Socorro.

Serviço: Quem estiver interessado em adotar a pequena e doce Vitória, pode ligar para o número (91) 98085-6860.