Hemopa recebe esta semana doadores da Igreja Adventista
Com atuação em oito países da América do Sul, o projeto “Vida por Vidas”, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, promove campanha de doação na hemorrede estadual, nas unidades de Castanhal, Capanema e Abaetetuba, a partir desta terça-feira (14), e na sede do Hemopa, no sábado (18). Até hoje, as campanhas dos jovens adventistas já reuniram mais de 300 mil doadores voluntários de sangue.
A campanha ocorre anualmente, em alusão à Páscoa. Por isso, ao longo deste mês, haverá ações para suprir os estoques de sangue para atendimento satisfatório da demanda transfusional da rede hospitalar do Pará. Doador de sangue há 20 anos, o funcionário público Paulo Almeida de Souza, 50, participou da abertura da campanha em Capanema, nordeste do Pará. “Para mim, doar sangue é um gesto de carinho, de amor ao próximo”, disse.
“O projeto incentiva não apenas a doação de sangue entre jovens, mas na sociedade em geral. A campanha desperta a responsabilidade social de todos na causa da doação voluntária de sangue”, diz a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, revelando de metade das coletas feitas no Pará é de jovens (16 a 29 anos).
Podem doar sangue pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, assinado e com foto, além de estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.