Município de Breves já conta com vídeo monitoramento e central de atendimento
O município de Breves, pertencente ao arquipélago do Marajó, passou a contar com o sistema de vídeomonitoramento e com a implantação do Sinesp-Cad, que é o controle de atendimento e despacho de ocorrência de urgência e emergência disponibilizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ). As oito câmeras de monitoramento estão instaladas estrategicamente nas principais vias onde há maior fluxo de pessoas e veículos. Por ser uma cidade mais estruturada com a oferta de serviços, por exemplo, Breves se torna um município muito frequentado por moradores de cidades vizinhas que se deslocam até o local.
A iniciativa integra o projeto "Falando por Todo o Pará" realizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). O objetivo é integrar as forças de segurança em todo o Estado e melhorar a aproximação com a comunidade.
As câmeras são acessadas diretamente pelo Comando de Policiamento Regional XII- Marajó Ocidental e estão aptas para receber a tecnologia de reconhecimento fácil e placas veiculares, quando houver a integração. As instalações e funcionamento das câmeras têm como principal objetivo garantir uma maior segurança e auxiliar na fiscalização nas ruas, prevenir crimes e outras situações relevantes, como desordens urbanas. O serviço está disponível desde o último mês.
Mais eficiência e celeridade nas ações policiais é o que espera o titular do Comando de Policiamento Regional de Breves, Coronel Helderley Oliveira, que destaca a aquisição promissora para a localidade. “É difícil prever o local no qual vai acontecer um delito, mas com esse novo instrumento de segurança será possível identificar e atuar agilizando o atendimento à população, buscando otimizar os recursos de segurança pública e garantindo maior segurança a nossa população”, ressalta o Coronel.
O município conta ainda com duas Centrais de Atendimento e Despacho (CAD), uma localizado no mesmo prédio da PM e outra no Corpo de Bombeiros. Por meio dele, o efetivo recebe denúncias e informações de locais que necessitam de policiamento e assim podem acionar viaturas para o local. O município de Portel, próximo de Breves, também conta com o auxílio de uma CAD.
As ligações para a central são feitas para o canal de denúncias 190 e 193 e transferidas para o município de origem da chamada, o que otimiza a gestão de recursos e diminui o tempo de resposta, além de melhorar o planejamento operacional.
“O nosso objetivo é ter, até o mês de junho do próximo ano, 40 CADs instalados e integrados e, até o final de 2021, teremos 57 centrais implantadas”, ressaltou Odiney Nogueira, titular da Diretoria de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (Ditel/Segup)