Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PESCA

Sedap firma parceria para conservação de ecossistemas costeiros

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/03/2017 00h00

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) está firmando parceria com a ONG norte-americana Rare Conservation para implantação de projetos de capacitação, instrução e cooperação mútua nas comunidades de pescadores no litoral paraense. A ideia é promover o desenvolvimento sustentável das colônias de pesca artesanal, assegurando aumento da renda, maior produção e, ao mesmo tempo, conservação do ambiente. Na terça-feira, 14, um grupo de técnicos da Sedap reuniu-se com integrantes da ONG para definir estratégias de ação.

Essencial para as comunidades costeiras, a pesca emprega 3,5 milhões de pessoas, gerando US$ 2,7 bilhões para o Brasil, com 90% da pesca sendo artesanal. No Pará, a atividade de pesca artesanal está concentrada principalmente na região Bragantina. Os projetos da ONG Rare em parceria com a Sedap serão realizados em cinco municípios do Pará: Soure, Curuçá, São João da Ponta, Bragança e Viseu.

As ações da Rare no Pará fazem parte do acordo interinstitucional assinado em 2014 entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a ONG norte-americana e o Ministério do Meio Ambiente, para promoção de ações de preservação nas zonas costeiras e marinhas do Brasil. Agora, o governo do estado, por meio da Sedap, se junta a esse esforço pela conservação dos ecossistemas.

Para o secretário adjunto Afif Jawabri, “tudo o que for feito para melhorar a qualidade de vida, trazendo investimento e renda para o estado, além de ser obrigação da secretaria, é um dever a ser cumprido para contribuir com o meio ambiente e com o bem-estar do homem”, avalia.