Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Profissionais da saúde e pacientes são confortados com mensagem de fé no Hospital Abelardo Santos, em Belém

Celebração marca feriado da Semana Santa

Por Governo do Pará (SECOM)
01/04/2021 17h52

Pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, na capital paraense, receberam a visita do diácono Silvio Ataíde, da Pastoral da Catedral Metropolitana de Belém. A programação, realizada com protocolos de higiene e distanciamento social, foi em alusão ao feriado da Semana Santa. A mensagem do religioso renovou a fé e a esperança dos usuários e dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

“Nesta visita, tivemos a oportunidade de trazer ao hospital Abelardo Santos o Nosso Senhor Jesus Cristo Eucarístico, para abençoar os doentes e os profissionais da saúde, que ficam praticamente confinados aqui nesta guerra contra a Covid-19”, explicou o religioso. A passagem da imagem pelos corredores da instituição, segundo o diácono, trouxe um conforto espiritual e emocional para todos que estavam presentes na instituição. “Jesus, ao passar por todos os ambientes, comoveu, curou, atendeu e deixou muita esperança para todos”, ressaltou Ataíde durante a visita, que aconteceu esta semana.

Atualmente, o HRAS opera com 65% de sua capacidade no atendimento aos infectados com a Covid-19. Em 2021, os tratamentos iniciaram desde o dia 11 de março, quando o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), determinou a mudança no perfil da unidade como estratégia de combate à pandemia no Pará. Este ano, a instituição atende apenas os pacientes oriundos da Central Regional de Regulação de Leitos do Pará.

A programação iniciou com um breve culto e adoração na parte externa do hospital. Em seguida, um pequeno grupo acompanhou o religioso na peregrinação pelos leitos clínicos, corredores e recepções. Como medida de segurança, o diácono não estendeu a peregrinação às Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Para a enfermeira Brenda Lourinho, supervisora ambulatorial do HRAS, a celebração foi fundamental para o conforto da equipe no período de alta demanda no atendimento hospitalar. “É um momento emocionante, onde a gente para e reflete sobre as nossas ações e missões como pessoas e profissionais da saúde”, observou. Para a enfermeira, que atua na linha de frente do combate à pandemia desde o ano passado, a programação religiosa mostrou a preocupação da administração do Hospital com o próximo. “Esta visita foi um conforto para os pacientes e funcionários. Um ato de amor e de atenção com todos que estão passando por um momento tão delicado. Vimos na celebração, a humanização e o cuidado com que estamos sendo tratados”, ressaltou Brenda.

O HRAS, referência nacional no tratamento contra a Covid-19, passou a ser administrado no início do mês de março, pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia - ISSAA, Organização Social de Saúde (OSs) que também gere a Policlínica Metropolitana de Belém desde o ano passado. Para o diretor técnico do Abelardo Santos, Paulo Henrique Ataíde, o principal objetivo da celebração foi promover a humanização dentro do hospital. “Os pacientes de Covid estão propensos à depressão e ansiedade devido ao isolamento social. Fora isso, o aparato da nossa equipe é importante para aliviar a tensão provocada por conta da pandemia. Essa celebração foi católica, mas vamos fazer de outras religiões e até atos ecumênicos no sentido de humanizar. A ideia é levar o conforto seguindo todos os protocolos de segurança”, finalizou o gestor.