Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Estado amplia leitos para pacientes com Covid-19 no Regional do Marajó

A unidade mantém equipe exclusiva para tratamento da doença, são 41 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas

Por Vera Rojas (HEMOPA)
31/03/2021 12h19

Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no sudoeste marajoara, elevou de 13 para 23 o número de leitos para Covid-19Para melhorar cada vez mais a assistência de média e alta complexidade para pacientes graves com a Covid-19, o Governo do Pará aumentou o número de leitos exclusivos para  tratamento da doença no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no sudoeste marajoara. A unidade elevou de 13 para 23 o número de leitos. São sete de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16 leitos clínicos.

Após seis dias de internação em um dos leitos de UTI do regional, José Orlando Almeida Soluto, 54, venceu a Covid-19. Ele teve alta clínica na tarde da segunda-feira-feira (29), depois de superar um estado agravado da doença. Natural de Porto de Moz, no Baixo Amazonas, o paciente foi grato à equipe multiprofissional do HRPM.

“Quero agradecer a Deus e a todos os profissionais, que me receberam e, hoje, estão me devolvendo com saúde para minha família. Isso aqui não tem preço”, destacou José Soluto, recebido por familiares na porta do Hospital do Marajó. Ele chegou à unidade via Sistema de Regulação Estadual.

Natural de Porto de Moz, no Baixo Amazonas, paciente Orlando Almeida: "Estão me devolvendo com saúde para minha família".A gestão do HRPM dispõe de equipe exclusiva para assistência de pacientes com Covid-19, em estado grave. São 41 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, além de auxiliares de higiene e limpeza.

De acordo com a enfermeira Rafaela Valente, que coordena a Ala para atendimento exclusivo da Covid-19, funcionando desde o dia 16 deste mês de março, de lá para cá, houve 17 internações, duas saídas e dois óbitos. 

A equipe do HRPM é responsável pelo atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (8º CRS), composto pelos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel, que tem uma população estimada  em 300 mil habitantes.

Diretor executivo do Regional do Marajó, Cristiam Tassi: "Usuários contam com equipe habilitada para atendimento seguro". “É uma grande satisfação fazer parte dessa ação integrada do Governo para oferecer assistência integral ao paciente com Covid-19 no Pará, contribuindo para ampliação do atendimento aos usuários 100% SUS, que podem contar com uma equipe habilitada e que garante atendimento seguro, de qualidade e humanizado para todos encaminhados para a nossa unidade hospitalar”, afirmou o diretor executivo do HRPM, Cristiam Tassi.

Leitos - Atualmente o Pará tem 2.038 leitos exclusivos para tratamento da Covid-19, sendo 1.342 clínicos, 674 de UTI, 7 clínicos pediátricos, 3 UTI neonatal e 12 UTIs pediátricas.

SERVIÇO

O HRPM é um órgão do Governo do Estado que presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Unidade dispõe de atendimento ambulatorial de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h.

O hospital fica na avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro, do município de Breves.

Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.