Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'REMIÇÃO PELA LEITURA'

Bibliotecas do Sistema Penitenciário recebem 750 exemplares da obra 'O Cortiço'

A iniciativa visa contribuir, com a oferta de clássicos da literatura brasileira, com o processo de ressocialização dos internos

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
29/03/2021 19h08

Para ampliar o acervo de livros da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), o Sistema Penitenciário do Pará recebeu na última sexta-feira (26) 750 exemplares da obra “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, um clássico da literatura brasileira. Os livros serão distribuídos às unidades que desenvolvem o Projeto “Remição pela Leitura”, realizado por meio da Diretoria de Reinserção Social (DRS), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).Os exemplares de 'O Cortiço' já constam do acervo da Seap

A literatura é uma ferramenta fundamental na democratização da cultura e no processo de ressocialização de detentos. Por esse motivo, bibliotecas das casas penais do Estado acrescentarão a seus acervos os exemplares da obra do escritor maranhense Aluísio Azevedo. A iniciativa visa contribuir para o crescimento intelectual dos custodiados. Está prevista para o próximo dia 7 de abril a chegada de mais livros para ampliar o acervo das bibliotecas.

Os projetos “Remição pela Leitura” e “Arca da Leitura”, que serão beneficiados pela remessa de livros, foram desenvolvidos pela Seap como atividade interativa para auxiliar os apenados na leitura e na escrita, além de remir a pena por meio educacional. Os projetos visam oferecer nova perspectiva de vida aos internos, longe da criminalidade.

Para a bibliotecária da Seap Sheila Almeida, livros são essenciais para o desenvolvimento funcional dos internos. “Com os novos livros vamos incentivar ainda mais a leitura, além de proporcionar o crescimento mental e profissional das pessoas privadas de liberdade”, afirmou.