Estado conclui segunda fase da vacinação de agentes de segurança pública
Contando a primeira etapa, ocorrida nos dias 20 e 22, a expectativa é vacinar 8 mil profissionais que atuam na linha de frente
O Governo concluiu neste domingo (28) a segunda fase da vacinação de agentes da segurança pública do estado, munícipios e federais que, diariamente, estão nas ruas atuando no combate ao novo coronavírus nas cinco cidades onde ainda vigora o lockdown. No sábado e domingo (27 e 28), a imunização dos profissionais ocorreu no Comando Geral da Polícia Militar e no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar, em Belém. Neste domingo, 28, a vacinação foi realizada no Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), em Marituba.
A imunização dos agentes de segurança pública foi anunciada pelo governador do Estado, Helder Barbalho, em coletiva de imprensa no último dia 19. Com anuência do Ministério Público do Estado (MPE), o Pará é o primeiro estado brasileiro a realizar a imunização desses profissionais.
Contando a primeira fase, ocorrida nos dias 20 e 22, a expectativa é vacinar 8 mil agentes. A vacinação foi possível por meio da parceria com a Secretária de Estado de Segurança Pública (Sespa), que tem recebido os imunizantes.
A vacinação dos agentes é parte essencial da estratégia de combate ao novo coronavírus. Além disso, a medida traz mais segurança para os profissionais que fiscalizam estabelecimentos comerciais, pontos de bloqueios para evitar a saída de casa sem a necessidade comprovada e participam de ações de logística.
“A vacina traz uma segurança para nós que estamos diretamente nas abordagens. Vamos agora mais tranquilos para as ruas”, afirma o cabo Juan Freitas, do 30º Batalhão da Polícia Militar, que se vacinou em Marituba neste domingo (28). O policial, que não parou de trabalhar desde o início na pandemia, relembra quando se falou na primeira vez em vacinação. “Nos encheu de esperança, mas confesso que não achava que seria o momento para nós, policiais. O Governo agiu rápido e está de parabéns”, afirmou o militar.
Nos três postos montados, Comando Geral, Centro de Formação da PM e Iesp, foram recebidos policiais militares e civis, bombeiros militares, guardas municipais de Belém, agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém, policiais federais, servidores do Centro de Perícias Renato Chaves, Secretaria de Administração Penitenciária, Polícia Rodoviária Federal, da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
*Texto: André Macedo.