Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Parceria entre Segup e Motorola contribuirá para a construção do Centro Integrado em Salinas

Por Aline Saavedra (SECOM)
27/03/2021 13h03

Por meio da parceria público-privada, entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e a empresa Motorola Solutions LTDA, será dado início a construção do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que ficará instalado permanentemente na praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste do Estado. Atualmente, o Centro funciona durante operações realizadas no período de férias escolares e feriados prolongados, como as festas de final de ano, em uma barraca montada na praia. 

Projeção de como ficará o espaçoA parceria se deu por meio da realização do chamamento público nº 01/2021, publicada no Diário Oficial nº 34.478 de 02/02/2021. O objetivo foi de selecionar pessoas jurídicas que manifestassem interesse em colaborar e fomentar a segurança pública, por meio da apresentação de proposta para uma das cotas de participação, denominada patrocínio para construção do CICC e confecções de bandeiras de sinalização que são fixadas na praia para o ordenamento do fluxo de veículos. O valor da cota corresponde ao valor de R$ 100 mil.

“A segurança pública é dever do Estado, mas também responsabilidade de todos. Em razão disso, nós estamos trabalhando desde o início da gestão com parcerias, não somente com a iniciativa pública, mas também com parcerias de empresas privadas que procuram também nos ajudar na segurança pública. Já fizemos isso com vários chamamentos com a questão das bandeirolas utilizadas na praia do Atalaia, em Salinas, em parceria com empresas que forneciam o material para que pudessem ser utilizados fazendo a demarcação do fluxo de veículos”, afirmou o secretário de segurança pública e defesa social do Pará, Ualame Machado. 

Para o presidente da Motorola Solutions Brasil, Elton Borgonovo, a parceria é motivo de orgulho e irão colaborar com as ações que trarão mais segurança aos frequentadores do local. “Estamos muito orgulhosos por fazer parte de um projeto tão relevante para ampliar o nível de segurança dos trabalhadores, da população e das atividades turísticas em Salinópolis. Esta parceria com a Segup nos permite mostrar na prática a importância da integração dos serviços para impulsionar a inovação na Segurança Pública e destacar os esforços do Pará em intensificar suas iniciativas de defesa com base em uma instalação moderna”.

Com um espaço fixo, servidores da área de segurança pública terão instalações apropriadas para o planejamento e execução das ações. O projeto da sede, em forma de pentágono, valoriza um modelo arquitetônico moderno e 100% sustentável. O Centro será construído com madeira doada de apreensões ambientais, terá energia solar e eólica, captação de água da chuva, fossa ecológica com biodigestor e utilização de materiais reaproveitados.

O espaço será construído próximo ao local onde o Centro funciona atualmente, na Praia do Atalaia, perto do “atalho da Sofia”. A sede terá no térreo uma área de 745,05 m² e no pavimento superior, 1.044,26 m². A estrutura contará com recepção, salas para cada órgão do sistema de segurança pública, sala de monitoramento, almoxarifado, auditório, alojamentos, copa e espaço de convivência.

“Por várias vezes, articulamos acordos e termos de cooperação com empresas privadas a exemplo da Vale para a melhoria das condições de trabalho, em especial nas regiões Sul e sudeste do Estado. Nós lançamos um chamamento público convocando empresas para que pudessem nos ajudar a construir o nosso Centro Integrado de Comando e Controle, em Salinópolis, na praia do Atalaia. Em razão disso, algumas empresas demonstraram interesse e vão nos ajudar. O restante do valor que falta o Estado irá arcar. Então já é uma iniciativa muito louvável tendo em vista a parceria do privado com o público que vem dando certo e será utilizado em ocasiões futuras”, destacou o titular da Segup, Ualame Machado.