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Alunos do Mundiar, EJA e Ensino Médio Regular participam de formatura

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/03/2017 00h00

Texto atualizado às 08:13 de 19/03/2017

Cerca de 50 estudantes da Escola Estadual Antônio Gondim Lins receberam os seus certificados de conclusão do Ensino Médio em cerimônia realizada na noite desta sexta-feira, 17, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (Semed). Os estudantes são concluintes do projeto Mundiar, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio Regular.

Um dos alunos, o pedreiro Antônio Cabral, de 46 anos, conseguiu concluir o Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos. Segundo ele, foi uma vitória muito grande. “Com o apoio da minha família estou concluindo os meus estudos, passei por muitas dificuldades na vida, mas consegui superar muita coisa e estou comemorando. Não vou parar de estudar e pretendo entrar para uma universidade”, enfatizou.

Longe da sala de aula há 20 anos, Valdeclis Maia, de 40 anos, viu no projeto Mundiar uma forma mais rápida de terminar os estudos e de compensar o tempo perdido. “As aulas no Mundiar são muito interessantes e dinâmicas. Foi uma forma muito prazerosa de aprender e de compensar todo esse tempo sem estudar”, destacou.

O Projeto Mundiar é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O objetivo é acelerar a aprendizagem e corrigir o fluxo escolar dos estudantes em distorção idade/ ano, ao possibilitar que eles terminem o Ensino Fundamental em 24 meses e o Médio em 18 meses.

Mais de 90% das escolas públicas do Estado oferecem o projeto nos turnos da manhã, tarde e noite. O processo de matrícula é igual ao do ensino regular. Basta se dirigir a uma escola e pegar informações sobre os documentos necessários. Podem participar alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, a partir de 13 anos, e do 1º ano do Ensino Médio, a partir de 17 anos.

Iniciado em 2014, o projeto faz parte das ações do Pacto pela Educação do Pará. Quase 20 mil alunos são atendidos pelo Mundiar, o qual conta com a participação de 709 professores. O projeto usa a metodologia Telessala, uma proposta pedagógica voltada para a formação da cidadania e desenvolvimento de competências e para o mundo do trabalho, com objetivo de fortalecer o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos estudantes, além de contribuir para o desenvolvimento dos educadores envolvidos, por meio de uma proposta metodológica de formação continuada e acompanhamento pedagógico.

“Esse momento é fruto de um trabalho realizado por uma equipe de profissionais que se dedicou. Estamos muito satisfeitos com o resultado, pois sempre precisamos trabalhar unidos para que consigamos cada vez mais melhorar a educação”, declarou a diretora da escola, Marcilene Sales.

Outeiro

Quem também concluiu o Ensino Médio foi a turma de 25 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental do Outeiro, localizada no bairro São João do Outeiro. Eles fazem parte do projeto Mundiar. A agente de portaria Albertina Rodrigues, 65, participou da cerimônia e estava muito feliz por garantir o tão sonhado diploma de ensino médio. “Nos últimos dez anos já tinha feito várias tentativas de estudar, mas sempre acabava desistindo, mas com o Mundiar deu tudo certo. As teleaulas são muito dinâmicas e a gente aprende rápido”, disse.

E Dona Albertina quer ir mais longe: “Quero realizar meu grande sonho, que é estudar Serviço Social, então estou me preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, confidenciou.

A diretora da escola, Ana Cristina Nascimento, detalha que houve uma grande mobilização de toda a comunidade escolar pela realização da cerimônia. “Então, quando convidamos as famílias para uma cerimônia é para reforçar que nossos alunos são capazes sim, não somente de concluir o ensino médio, mas também de ir além, de entrar para uma universidade, passar em um concurso público, como foi o caso de um deles que foi aprovado na faculdade e no concurso para formação de sargento da aeronáutica”, exemplifica.

(Com informações de Kátia Aguiar - Ascom Seduc)