Alunos da Escola Tecnológica de Santarém desenvolvem projeto ambiental
Alunos do curso técnico em Meio Ambiente, da Escola Estadual de Ensino Técnico do Pará - Polo Santarém, decidiram contribuir com a preservação ambiental da Vila Balneária de Alter do Chão, a aproximadamente 30 quilômetros de Santarém, na região oeste do Pará. O projeto consistiu na implantação de lixeiras na trilha que dá acesso à Serra Piroca, um dos pontos mais visitados por turistas e visitantes que frequentam as praias. A atividade foi realizada no final da tarde desta quinta-feira (30).
De acordo com a diretora da escola, Luciana Santos, com a implantação das lixeiras espera-se que haja mais consciência ambiental por quem passa pelo caminho. "Ao se pensar em educação ambiental devemos compreender que a mesma é uma das ferramentas para a tomada de consciência das pessoas, principalmente em relação aos problemas relacionados ao lixo", explicou a diretora.
As lixeiras foram instaladas na parte plana da trilha, a cada 1 km. Ao escolher o tema para o desenvolvimento do projeto, professores e estudantes pensaram na melhor forma de acondicionamento dos resíduos para facilitar a coleta e transporte; evitar acidentes, principalmente com objetos pérfuro-cortantes; evitar a atração de animais e a proliferação de vetores, além de minimizar o impacto visual e o mau cheiro.
Para os alunos do curso, a distribuição de lixeiras não soluciona o problema, já que o lixo ainda é descartado em qualquer lugar na Vila, no entanto, é uma iniciativa que causa maior consciência ambiental entre os moradores, visitantes e turistas, que frequentam diariamente a Vila, com a melhor praia de água doce do mundo, segundo o jornal The Guardian.