Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Adepará bloqueia da saída de 3 toneladas de pescado do Estado

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
26/03/2021 15h37

Agentes da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) interceptaram 3 toneladas de pescado da espécie mapará que seriam destinados ao Distrito Federal e que foram devolvidas a origem para serem comercializadas no mercado interno. A fiscalização ocorreu na tarde da quinta-feira (25), no Posto de 'Jarbas Passarinho', no município de Palestina do Pará.

A medida foi efetuada atendendo ao decreto estadual n 1.391 de 19/03/21, que restringe a saída de pescado do Estado do Pará a fim de garantir o fornecimento do produto no período da Semana Santa. Dessa forma, os Postos de Fiscalização Agropecuária das fronteiras do Estado estão orientados a intensificar a fiscalização do pescado de modo a garantir a aplicação do decreto.

Seguindo o decreto, a fiscalização da saída do pescado iniciou no dia 23 de maço e se estenderá até o dia 1 de abril de 2021. O Fiscal Estadual Agropecuário (FEA), engenheiro Aldernei Simor, coordenador do Posto de Fiscalização Agropecuária foi o responsável pela ação.

Qualidade - O trabalho de fiscalização e Inspeção realizado periodicamente pela Agência de Defesa reflete diretamente no crescimento agropecuário do estado do Pará e no interesse de grandes investidores quanto à produção de grãos, carnes, leite, ovos e pescado.

Para garantir que o produto foi fabricado e armazenado conforme as legislações vigentes, o consumidor deve conferir o rótulo da embalagem, se este contém o selo de inspeção. O selo pode ser:

- do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

- do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adepará

- de Registro Artesanal da Adepará

- do Serviço de Inspeção Federal (SIF)

- ou do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi)

Serviço: A Agência de Defesa Agropecuária está presente nos 144 municípios paraenses. No site da Agência há os endereços e contatos dos escritórios em todos os municípios. Os telefones para contato são: 3210-1101, 1105 e 1121. Caso a preferência seja por celular o contato é o 99392-4264.