Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Parceria entre PM e Pro Paz muda a rotina da praça Dorothy Stang

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/03/2017 00h00

“Nós crescemos acuados, vendo assaltos, dependentes químicos e vandalismo na nossa praça. Agora, isso mudou. Praticamos esportes na praça e saímos de casa sem o medo de antes”, diz André Costa, 16, à beira da quadra do ginásio da praça Dorothy Stang, no bairro da Sacramenta, entre avenida Pedro Álvares Cabral e passagem Santos Dumont. Desde que a Polícia Militar, em parceria com a Fundação Pro Paz, instalou no local a 1° Companhia, subordinada ao 1° Batalhão da Polícia Militar (BPM), a realidade na área mudou. Juntas e com o apoio da comunidade, novas histórias, mas, agora, com finais diferentes dos antes vistos ali, estão sendo feitas.

Na praça, os policiais da 1° Companhia praticam atividades físicas junto à comunidade acompanhadas pelo Pro Paz. A iniciativa se deu após reunião com os moradores do bairro e proximidades com o objetivo de coibir a prática de atividades ilícitas na área. Todas as terças e quintas-feiras, pelo período da manhã, os militares se apresentam no ginásio da praça para praticar esportes junto aos jovens atendidos pela Fundação. Homens, mulheres e crianças, militares e civis, colocam em prática um modelo que tem alterado a rotina daquele perímetro.

As atividades fazem parte do projeto “Polícia Vai à Praça”, que tem como foco o combate da prática de atos ilícitos em locais públicos. “Recebíamos denúncias frequentes sobre todos os tipos de delitos na área da praça e, consequentemente, isso afastava a população da local. Além de garantirmos a ordem neste perímetro, fomentamos a prática esportiva entre a comunidade, o que os afasta de atos ilícitos. Estamos melhorando a qualidade de vida de quem mora próximo daqui e dando um novo destino ao lugar”, explica o major da Polícia Militar, Jorge Araújo.

A Polícia Militar assumiu o comando da praça no dia 1° de fevereiro e desde então tem recebido elogios dos moradores das adjacências. “As pessoas voltaram a frequentar a praça. Naturalmente, o projeto vai se expandir e alcançar outras áreas. Aos poucos as denúncias estão se transformando em elogios”, conta o major, ao destacar que a 1° Companhia está sediada na praça, ao lado do polo Pro Paz, e a disposição da população.

“Além do polo do bairro da Sacramenta, o Pro Paz possui outros quatro polos na Região Metropolitana de Belém, que são os dos bairros do Guamá, Terra Firme, Mangueirão e um em Marituba. O polo da Sacramenta é o único que trabalha com modalidades específicas, ou seja, o interessado pode se dedicar somente a um esporte, se desejar. Nos outros polos, os participantes cumprem uma grade de atividades variadas”, explica Fernanda Souza, coordenadora do polo Pro Paz da Sacramenta.

Segundo a coordenadora, o polo Sacramenta atende 430 pessoas e tem demonstrado franco crescimento desde que a PM chegou à praça. “Temos senhoras de 90 anos de idade praticando atividades junto ao Pro Paz. Antes dessa parceria isso era improvável. Mais do que proporcionar o serviço, essa parceria garante a efetividade da prática dele”, comenta.

Matheus Braga é outro jovem beneficiado pela parceria entre PM e Pro Paz. Primo de André, Matheus conta que a rotina na praça não se limita apenas quando os policiais militares fazem suas atividades físicas juntos da comunidade, mas durante o dia e noite inteira, quando as patrulhas fazem rondas permanentes. “Eu e meus amigos nos reunimos e jogamos sempre acompanhados pelo Pro Paz e seguros pela patrulha. Antes não podíamos fazer isso, porque ocupavam as quadras e não nos deixavam usá-las. Também jogamos com os policiais e, às vezes, até ganhamos”, brinca.

Serviço: No polo do bairro da Sacramenta, o Pro Paz oferece às crianças e adolescentes de 3 a 18 anos, as modalidades de futsal, balé, jiu jitsu e MMA (Artes Marciais Mistas). Neste caso, os responsáveis devem apresentar no polo uma cópia da certidão de nascimento do aluno, duas fotos 3x4, uma cópia do comprovante de residência, uma cópia do RG e CPF do responsável e declaração da escola em que a criança ou adolescente está matriculada.

Adultos têm a disposição ginástica, dança de salão, pilates de solo e dança criativa. Neste caso, duas fotos 3x4, uma cópia do comprovante de residência, uma cópia do RG e CPF e um atestado médico devem ser apresentados.

As matriculadas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 8h30 as 16h30. O Pro Paz possui outros quatro polos na Região Metropolitana de Belém, que podem ter seus serviços acessados no site da Fundação.