Programa da Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães incentiva aprendizagem durante a pandemia
Atividades envolvem temáticas como arte, cultura, entretenimento, música, dança e a realização de entrevistas com personalidades da unidade escolar
A Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães, no bairro de Nazaré, em Belém, promoveu, de maneira virtual, o lançamento da primeira edição do Programa Superação. Criado em dezembro de 2020, a iniciativa é um projeto que conta com a participação integral do corpo docente da unidade escolar, com o intuito de estimular e projetar os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio.
A diretora da escola, Ângela Silva, destacou que o projeto nasceu com o propósito de integrar professores e alunos, dando enfoque em temáticas sobre as artes, música, entretenimento, atualidades, saúde e entrevistas em geral; sempre com uma abordagem leve e alegre.
“O programa será mensal e todas as temáticas serão escolhidas pelo corpo docente da unidade escolar. A nossa previsão é que o próximo episódio esteja disponível no dia 18 de abril, dessa vez, abordando a temática vocacional”, disse a gestora.
De acordo com o professor Altair Sarmento, o ano de 2020 foi bastante desafiador no processo de ensino-aprendizagem em todo o país. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as aulas estão ocorrendo de maneira não presenciais e alguns estudantes ainda encontram dificuldades para se adaptar a esta nova realidade educacional.
“Fiquei bastante inquieto por causa desta atual situação em que estamos vivenciando, principalmente sobre a maneira como os nossos alunos estão tendo acesso aos conteúdos de aprendizagem. Dessa forma, pensamos em iniciativas que poderiam motivar os estudantes que se encontram na terminalidade do Ensino Médio (3ª série), em 2021. Então, foi assim que nós ligamos o útil ao agradável”, explicou o educador.
Dentre as principais temáticas que serão abordadas nos conteúdos, o educador destaca a Arte Contemporânea. Neste sentido, o episódio-piloto do programa buscou dar ênfase nos processos de construção da arte digital nos dias atuais. “Quero que os alunos se sintam motivados para que isso os ajude durante o processo de aprendizagem. Para isso, os tornei em protagonistas da informação, através de um programa de TV online que envolve arte, cultura, entretenimento, música, dança e a realização de entrevistas com personalidades da nossa escola”, complementou Altair Sarmento.
Iara Fernanda, aluna da 3ª série do Ensino Médio e uma das participantes do projeto, disse que essa é uma experiência excelente, e que tem lhe ajudado bastante neste momento de aulas não presenciais. “Me diverti bastante participando do programa e gostei muito da ideia de levar informação e entretenimento às pessoas, de uma forma leve e bem divertida”, frisou.
A estudante também ressaltou as dificuldades que ela sentiu no processo de ensino-aprendizagem, durante este período de pandemia da Covid-19. No entanto, Iara Fernanda relata que agora já acha normal a maneira como está tendo acesso aos materiais de estudos e tem gostado de aprender algo novo.
“O programa está me incentivando a não lidar com estranheza o ensino de maneira não presencial e, tem me ajudado a entender que, com esforço e comprometimento, nós conseguiremos aprender através dessa nova forma, até que possamos retornar as tão almejadas aulas presenciais”, afirmou a aluna.
Serviço:
A primeira edição do Programa Superação está disponível no canal do YouTube do projeto e pode ser acessado a qualquer momento através deste link.
*Texto: Vinícius Leal com colaboração de Rodrigo Moraes (Ascom/Seduc),