Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Estado adquire armamento para reforçar segurança nas unidades penitenciárias

As 250 pistolas, adquiridas com apoio do Depen, foram entregues em ato simbólico pelo titular da Seap

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
25/03/2021 19h19

Em reunião virtual com diretores administrativos e das unidades penitenciárias, o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, entregou durante ato simbólico mais 250 pistolas 9x19 mm para as atividades dos policiais penais. O armamento foi adquirido em fevereiro deste ano, em Brasília (DF), com apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

De acordo com o secretário Jarbas Vasconcelos, o armamento eleva ainda mais o nível de segurança nas casas penais do Estado. "Já estamos tratando que na posse dos novos policiais penais, decorrente do novo concurso que está em andamento, também seja realizada a entrega do kit armamento para todos. Quando nós começamos o armamento das unidades prisionais, estudamos quais eram os ideais para o trabalho prisional. Contudo, avançamos na aquisição, e hoje alcançamos que cada servidor operacional que esteja dentro do pavilhão tenha uma (arma) calibre 12. Isso leva a vigilância aproximada para outro patamar de segurança. Uma segurança ostensiva e capacitada", ressaltou. O secretário Jarbas Vasconcelos durante o ato simbólico de entrega do novo armamento

A entrega simbólica foi realizada para representantes do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Pará e Associação dos Policiais Penais do Estado do Pará. Segundo Joel Batalha, presidente da Associação, em setembro de 2020 houve uma reunião entre membros da entidade, e uma das pautas foi armamento. "Ficamos felizes de que ver como, de lá pra cá, o sistema prisional está avançando. Teríamos o armamento só depois do estágio probatório dos servidores efetivos, mas já o recebemos. É nosso equipamento essencial de trabalho, e mais uma forma de nos proteger", afirmou.

Rosivan Sousa, presidente do Sindicato, orienta os profissionais temporários da Secretaria a estudarem para o concurso. “Para os que estão há muito tempo e conhecem o sistema, esta é uma grande oportunidade. A Secretaria está lutando por nós, e as melhorias estão aí. Queremos agradecer o empenho da gestão com a categoria, por ter a ciência de que o policial penal é o braço da Secretaria", disse o sindicalista.

Capacitação - Jarbas Vasconcelos também informou aos diretores que, após a pandemia de Covid-19, novos cursos serão oferecidos aos policiais penais, como os de operações penitenciárias e tática defensiva.

Além disso, está sendo elaborado o edital de convocação de todos os policiais penais efetivos que tenham participado de algum curso, para a seleção dos primeiros 20 integrantes do Grupamento de Ações Penitenciárias (GAP), que substituirá o Grupamento de Operações Penitenciárias (Gope), previsto em lei e em fase de alteração por meio da Consultoria Jurídica da Seap.