Agentes de segurança pública ajudam na vacinação de idosos em Belém
Profissionais são do quadro de saúde do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Polícia Militar e Civil, além da Secretaria de Administração Penitenciária
Nesta quarta-feira, 24, os agentes de segurança pública do Estado, que também estão na linha de frente no combate ao coronavírus, ampliaram o seu leque de atuação. Servidores do quadro de saúde do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Polícia Militar e Civil, além da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) estão vacinando a população acima dos 60 anos de idade na capital paraense. A parceria com a Prefeitura de Belém tem o objetivo de avançar no número de pessoas imunizadas e, desta forma, reduzir a proliferação da Covid-19.
O fluxo de pessoas foi considerado tranquilo na manhã desta quarta, 24, no posto de vacinação localizado no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na avenida Júlio César, próximo a Pedro Álvares Cabral, em Belém. No local, 28 agentes de segurança pública estavam à disposição para a imunização dos idosos. Mil doses foram disponibilizadas no local. O espaço servirá como um posto de vacinação de 8h às 18h, até o próximo domingo (28).
Para a aposentada Maria Nilda Santos, a emoção em tomar a primeira dose foi muito grande. Ela também elogiou a organização e a rapidez encontrada no atendimento. "Ninguém gosta de estar em fila, principalmente, em um momento como esse, então eu procurei um local onde pudesse ser atendida de forma rápida e eu vi pelo noticiário que aqui estavam vacinando, porque a gente fica com medo, mas graças a Deus aqui foi excelente", avaliou.
A participação de agentes de segurança pública na vacinação também surpreendeu positivamente. "É muito importante a gente saber que todos estão envolvidos, estão querendo ajudar para que esse momento acabe e que volte a normalidade ou ao novo normal", afirmou Maria Santos.
State Care – Desde a adoção de medidas mais restritivas pelo governo do Estado, por meio da atualização do decreto 800 neste ano, os agentes de segurança pública do Pará, de forma integrada com os profissionais dos municípios, especialmente das cinco cidades da Região Metropolitana de Belém que estão no bandeiramento preto, ou seja, lockdown, estão diariamente atuando na fiscalização do cumprimento do decreto.
O objetivo é manter o isolamento social, sendo permitidos apenas o serviço essencial e o fluxo de pessoas que trabalham nele, a fim de frear a contaminação e desafogar o sistema de saúde, público e particular. Para isso pontos de bloqueios são montados nas principais vias da RMB, fiscalizações são feitas em estabelecimentos comerciais, além da orientação ao transporte público.
Para o coordenador de Políticas de Prevenção da Segup, capitão Rodrigo Vale, que estava à frente dos trabalhos na manhã desta quarta, a ação reforça o comprometimento da segurança pública com a população.
“Temos um papel fundamental em cuidar do Estado, por isso, a operação State Care não está apenas reprimindo, não só fazendo as atividades ostensivas, mas também exercendo ações preventivas, trabalhando com o controle social, vacinando os idosos e diversas outras atividades da segurança pública e defesa social. Estamos nesse exato momento contribuindo para ajudar a sociedade civil também na campanha dos idosos”, afirmou.
No último sábado, 20, e segunda-feira, 22, os agentes de segurança pública das forças estadual, municipais e federais, que atuam nas cinco cidades em lockdown na RMB também foram vacinados. Cinco mil doses foram disponibilizadas.
“Em uma ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, e também com o entendimento do Ministério Público na autorização dos agentes da linha de frente, nós vacinamos durante esta semana e o planejamento ocorreu de forma sistêmica entre todas as forças de segurança pública. Fizemos um planejamento para termos operabilidade para poder atender um grande número de pessoas”, completou o capitão.