Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA

Renda Pará alcança beneficiários nascidos nos meses de maio e junho a partir desta terça-feira (23)

Mais de 18 milhões já foram pagos pelo Programa até às 9h30 desta segunda-feira (22), beneficiando mais de 180 mil usuários. 

Por Giovanna Abreu (SECOM)
22/03/2021 12h15

Até esta segunda-feira, o Banpará paga o auxílio aos beneficiários nascidos em abril, após pagará para os nascidos em maio e junhoSeguindo o calendário de pagamento da segunda etapa do programa Renda Pará, promovido pelo Governo do Estado, nesta terça (23) e quarta-feira (24), os beneficiários nascidos no mês de maio devem procurar uma das agências do Banpará para receber o auxílio oferecido pelo programa. Na quinta (25) e sexta-feira (26), será a vez dos beneficiários nascidos no mês de junho.

“O Programa representa uma importante suplementação de renda garantida pelo Governo do Estado, especialmente, neste período da pandemia da Covid-19, quando alguns municípios estão em lockdown. A previsão é de que todos os pagamentos sejam realizados até o dia 19 de abril”, explica Inocêncio Gasparim, titular da Secretaria de Assistência social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Mais de 18 milhões já foram pagos pelo Programa Renda Pará até às 9h30 desta segunda-feira (22), beneficiando mais de 180 mil usuários.

Desde sexta (19) até esta segunda-feira (22), o Banco do Estado do Pará (Banpará) realiza o pagamento do auxílio para os beneficiários nascidos no mês de abril.

O secretário Inocêncio Gasparim reforça que os beneficiários precisam estar atentos ao calendário do programa. “Ainda que o usuário tenha nascido em um mês que já teve o prazo finalizado, é possível que ele se desloque ao Banpará para receber o pagamento, mas pedimos que os beneficiários fiquem atentos e compareçam no dia orientado pelo calendário”, enfatizou ele.  

Os pagamentos da segunda etapa do programa são realizados desde o dia 11 de março de 2021, após a renovação do repasse de R$ 100 para amenizar o impacto da pandemia da covid-19 no orçamento de famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no Bolsa Família (até o mês de fevereiro de 2021), especialmente, diante da necessidade do fortalecimento das medidas restritivas para conter o avanço da doença no Estado. 

A dona de casa Maria Creuza Neves, moradora do município de Barcarena, é uma das beneficiárias do programa.  Ela afirma que não perdeu tempo ao saber da renovação do benefício e sacou o auxílio logo no dia 11 de março, primeiro dia disponível para os usuários, que, como ela, nasceram no mês de janeiro. 

“Eu não tenho renda, nem trabalho fixo e essa ajuda veio em uma hora muito importante, não só para mim, como para muita gente. Esse auxílio nos ajuda para que não falte o alimento em nossas casas nesse momento de tantas dificuldades. Só posso agradecer”, afirmou a dona de casa.  

Para receber o benefício, o usuário deve apresentar documento de identificação original com foto, CPF, NIS e cartão do Programa Bolsa Família em uma das mais de 125 agências do Banpará, de acordo com o calendário de pagamento. 

O atendimento é realizado das 8h às 15h em agências, sendo das 8h às 9h para o grupo de risco e das 9h ‪às 14h, para beneficiários do Renda Pará e demais serviços bancários. A partir das 14h, o atendimento é exclusivo para beneficiários do programa. Cerca de um milhão de paraenses serão beneficiados com o auxílio emergencial.