Estado investe em tecnologia e disponibiliza serviços online para facilitar a vida da população
Diante da pandemia, a oferta de atendimentos virtuais contribui para o cumprimento das medidas sanitárias
Órgãos estaduais como o Iasep, Cosanpa, Igeprev, Detran, Polícia Civil e Sefa asseguram antendimento virtual no cenário de pandemia O Governo do Estado investe cada vez mais em tecnologia, com o intuito de disponibilizar serviços online e facilitar a vida da população, sobretudo, diante das medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid-19. A Região Metropolitana de Belém, por exemplo, está em lockdown desde às 21h do dia 15 de março de 2021.
Confira alguns desses serviços que garantem acesso remoto:
IASEP
Para a emissão da Declaração de Gastos para o Imposto de Renda, basta enviar um e-mail para iasepgefa.gefa@gmail.com, anexando a Cédula C e o último contracheque (digitalizados). O prazo para envio é de 7 dias úteis. Lembrando que, segundo o calendário do Imposto de Renda da pessoa física, o período para entrega da declaração vai de 1º de março até as 23h59 do dia 30 de abril, pelo horário de Brasília.
Se você precisa emitir uma Declaração de Dependente do Plano, solicite através do e-mail atendimentocadastroiasep@gmail.com, anexando o requerimento (previamente solicitado pelo mesmo endereço), RG e CPF (titular e dependente) e Certidão de Óbito do Titular (se for o caso), todos digitalizados.
Caso busque a inclusão no Programa de Procedimentos Adicionais (Aumento de cotas), o pedido deve ser feito pelo e-mail iasepassistenciasocial@gmail.com, anexando o laudo médico, exame que comprove a doença ou condição e o cartão do plano (digitalizados). O segurado deve também escrever na mensagem o seu endereço completo (incluindo município) e telefone para contato.
Para a inclusão no Programa de Assistência Domiciliar (AssistLar), o e-mail para solicitação é o assistlar01@gmail.com. Envie o RG, CPF, Cartão Iasep, comprovante de residência atualizado, telefone para contato e laudo médico da alta hospitalar (documentos digitalizados).
COSANPA
Todos os atendimentos feitos de forma presencial na Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) podem também ser feitos de forma on-line, como um pedido de ligação de água, negociação de débito, revisão de conta, denúncia de falta de água, de vazamento, entre outros.
A Companhia tem três canais de contatos: 0800 70 71 195, atendimentoaocliente@cosanpa.pa.gov.br ou ainda o chat online do site. Confira aqui o site da Cosanpa.
DETRAN
O site do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) oferece serviços como defesa e recursos de multa, sistema eletrônico para despachantes, emissão de boletos e parcelamento de débitos, acompanhamento de processos (emissão de CNH, CRLV, etc), consulta de pontuação da CNH, declaração de acidente de trânsito, emissão de CRLV-E, consultas de laudo da vistoria, entre outros serviços. No site também está disponível o chat online para tirar dúvidas.
POLÍCIA CIVIL
Já no site da Polícia Civil do Pará é possível fazer o agendamento para a emissão de RG; emitir antecedentes criminais; registrar Boletins de ocorrência, entre outros serviços.
A IARA, Sistema de Inteligência Artificial Rápido e Anônimo (versão online do Disque Denúncia 181 do Governo do Pará) também fica disponível 24h por dia.
IGEPREV
O Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) dispõe de dois tipos de atendimento on-line. Um é o instantâneo e destaca a emissão de Contracheque e Cédula C.
O segundo tipo de atendimento é o agendamento feito por meio da solicitação de Requerimento Virtual pelo Sistema de Atendimento Agendado (SIAAG). Neste serviço, o requerente solicita na plataforma qualquer serviço que o órgão dispõe (Abono de Permanência, Auxilio Funeral, Pensão, Certidão de Tempo de Contribuição, Aposentadoria, Liberação de Crédito, entre outros).
O sistema gera um processo interno que será transformado em Processo Administrativo Eletrônico que tramitará no Instituto.
SEFA
Clique aqui e conheça os serviços disponíveis no portal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).
Para saber sobre os documentos necessários em cada serviço, veja a Carta de Serviços.
Os canais de atendimento da Sefa ficam disponíveis das 8h às 20h (dias úteis): whatsApp (91-33234329); chat online do site e call center: 0800-725533.
Também é possível enviar um e-mail para atendimento@sefa.pa.gov.br.