Segurança Pública garante cumprimento das medidas restritivas em praias e balneários
Participam da operação de fiscalização policiais civis e militares, agentes do Corpo de Bombeiros Militar e Departamento de Trânsito
Polícia Militar realiza bloqueios nos acessos a praias e balneários para evitar aglomeração como determina decreto governamental Neste terceiro final de semana de março, considerando desde a sexta-feira (19), e até amanhã segunda-feira , 22, os órgãos da Segurança Pública do Estado realizam a fiscalização em praias, balneários, igarapés, em municípios paraenses em que estão vigorando o bandeiramento vermelho e preto, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas restritivas previstas em decreto governamental.
De forma integrada e contínua, os agentes da segurança pública fiscalizam, realizam bloqueios no acesso às praias, balneários, igarapé e similares por todo o estado. No bandeiramento vermelho esses locais permanecem fechados ao público em feriados, nas sextas, sábados, domingos e segundas-feiras. É o caso de Salinópolis, no nordeste paraense, em que desde a sexta-feira (19), os agentes trabalham pelo cumprimento do respeito às normas sanitárias. Há barreiras montadas nos acessos às praias do Farol Velho, Atalaia, Maçarico e da Corvina.
As equipes da Polícia Civil atuam de forma educativa e, inclusive, estiveram em rádios da região orientando sobre o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social, bem como o uso do álcool em gel. A intenção é esclarecer à população sobre o porque das medidas de limitação incluindo a proibição do acesso às praias durante o final de semana.
Em Salinópolis, no nordeste paraense, os agentes estão a postos em vários pontos, incluindo a barreira no acesso à praia do AtalaiaNeste fim de semana, até então, a circulação de pessoas na faixa de areia é baixa e as poucas encontradas são orientadas a voltar para casa. A avaliação do trabalho é positiva, e os agentes seguem pedindo por uma maior conscientização por parte da população, conforme solicita o secretário adjunto de Operações da Segup, coronel Alexandre Mascarenhas.
“A população tem quer ter mais consciência sobre a situação delicada que estamos enfrentando, sobretudo na Região Metropolitana de Belém. Os órgãos de segurança estão nas ruas todos os dias para fazer cumprir as normas do decreto”, destacou o oficial militar.
A partir das 17h, as fiscalizações focam o funcionamento dos estabelecimentos comerciais. Estes locais podem atuar apenas com a entrega (delivery) de produtos ou na modalidade “pague e pegue”. Existe ainda a proibição do comércio de bebidas alcoólicas, das 18h às 6h, o que inclui até as entregas (delivery).
Participam da operação de fiscalização policiais civis e militares, agentes do Corpo de Bombeiros Militar e Departamento de Trânsito.
*Por André Macedo (Ascom/SEGUP).