Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Rede de solidariedade contribui para manter abrigos e dignidade a pessoas em situação de rua

O Estado montou três abrigos para proteger esse segmento social dos riscos da pandemia de Covid-19

Por Camila Santos (SEASTER)
20/03/2021 18h03

Desde a última quinta-feira (18), quando o Governo do Pará retomou a medida de abrigar pessoas em situação de rua, desta vez em três escolas estaduais, doações de roupas, sapatos e alimentos não perecíveis começaram a chegar à Escola Superior de Educação Física, no campus III da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém, que concentra o recebimento de donativos para esse segmento de extrema vulnerabilidade, principalmente na pandemia de Covid-19. Pequenos grupos sociais e empresas de diversos ramos têm prestado solidariedade à iniciativa. Mil colchões foram doados pela rede Magazine Luiza para os abrigos mantidos pelo governo do Estado

Nos abrigos já estão sendo atendidas mais de 100 pessoas. Todos recebem refeições diárias, roupas, kits de higiene pessoal, roupas, colchão e travesseiro.

Erica Lima aproveitou o sábado (20) para entregar as roupas que reuniu com a família. Acompanhada pelo marido, Erica contou que saiu para ir ao supermercado e aproveitou para entregar as peças de vestuário. “Eu acredito que, em meio a este período difícil, poder fazer o bem nos conforta; é a melhor das alternativas. Eu vinha conversando durante o caminho com o meu esposo, dizendo a ele que em meio a tantas notícias ruins, essa do abrigamento foi uma das positivas. Essa é a parte boa, digamos assim. Eu nem consigo mensurar o quanto é importante para essas pessoas as nossas doações, mas tenho certeza que para quem não tem nada, o que vier já é extremamente valioso. E eu me sinto feliz por isso”, afirmou. 

Até este sábado já foram recebidos gêneros alimentícios, roupas de cama, colchões, travesseiros, água e kits de higiene.

Corrente solidária - A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), que coordena a ação, também recebe doações de empresas de pequeno, médio e grande porte. A mineradora Hydro, por exemplo, doou 5 mil pacotes de água mineral, que abastecerá os três abrigos emergenciais.A mineradora Hydro doou água mineral, enquanto moradores de Belém começam a doar roupas, sapatos e alimentos

“A Hydro não poderia deixar de apoiar a população em situação de vulnerabilidade num momento tão difícil que estamos vivendo. Como bons vizinhos, nos dedicamos a colaborar com as comunidades do entorno das nossas operações e com as ações desenvolvidas pelo Estado do Pará”, disse Anderson Baranov, vice-presidente de Relações Governamentais da empresa.

Outras empresas também participam da corrente solidária, entre elas o Magazine Luiza, que doou mil colchões e mil travesseiros, as distribuidoras Alvorada e Mercúrio e o Supermercado Du Bairro. 

A Escola Superior de Educação Física, no campus III da Uepa, continua sendo o principal ponto de recebimento de doações com o sistema drive-thru, de domingo a domingo, das 8 às 18 h, garantindo total segurança aos doadores. A Escola fica na Avenida João Paulo II, entre as travessas Timbó e Vileta, bairro do Marco.