Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Com mais de 47%, índice de isolamento social em Belém fica entre os melhores do Brasil

As forças de segurança pública continuam nas ruas fiscalizando o cumprimento das medidas restritivas

Por Aline Saavedra (SECOM)
20/03/2021 17h19

Entre as capitais brasileiras, Belém registrou o segundo lugar (47,77%) no índice de isolamento social na última sexta-feira (19), ficando atrás apenas de Fortaleza (51,14%). O Pará esteve no 3º lugar no ranking, com 43,37%, superado pelo Ceará (49,22%) e Amapá (46,07%). Os números foram divulgados neste sábado (20) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

A capital e mais quatro municípios da Região Metropolitana estão em bandeiramento preto (lockdown), uma estratégia do governo do Estado e prefeituras para conter o avanço do novo coronavírus e desafogar o sistema de saúde público e particular. Na taxa de isolamento, Ananindeua registrou 46,1%; Marituba, 43,5%; Benevides, 47,1%, e Santa Bárbara do Pará, 43,9%.Em várias ruas da capital paraense há pouca circulação de pessoas

Na sexta-feira, em comunicado transmitido pelas redes oficiais do governo do Estado, o governador Helder Barbalho anunciou o prolongamento do lockdown nos cinco municípios. A medida leva em consideração o ciclo do vírus, por isso foi prorrogada até 29 de março.

Fiscalização - Outra estratégia que o governo desenvolve, em conjunto com as prefeituras dos cinco municípios, é a fiscalização dos órgãos de segurança em vias públicas e estabelecimentos comerciais. Diuturnamente, os agentes fazem abordagens e verificam se os itens previstos no Decreto 800/2020 estão sendo cumpridos.

Nas vias públicas, a fiscalização ocorre em pontos com grande fluxo de automóveis, não sendo estáticos e com a possibilidade de alteração conforme a demanda e o horário. De meia-noite de quinta até 23h59 da sexta-feira foram registradas 108 infrações. Destas, 99 foram cometidas por pessoas físicas e nove por pessoas jurídicas.

Participam da operação policiais civis e militares, agentes do Corpo de Bombeiros Militar, do Departamento de Trânsito (Detran), Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), de agências de municipais de trânsito, saúde e segurança de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara.Áreas mais afastadas do centro de Belém também apresentam menos pessoas nas vias públicas

Belém e Ananindeua - Em Belém, incluindo os distritos, os bairros com as maiores taxas de concentração de pessoas em casa na sexta-feira foram: Condor (62,9%), São Brás (61,1%) e Fátima (60%).  Já os bairros onde as pessoas desobedeceram à recomendação de ficar em casa, registrando um baixo índice de isolamento, foram: Tapanã (22,7%), Tenoné (25,6%) e Ponta Grossa (28,6%).

Em Ananindeua, os melhores índices foram registrados nos bairros Cidade Nova VI (65%), Aurá (61,0%) e Geraldo Palmeira (55,2%), enquanto os piores foram nos bairros Icuí (32,1%), Providência (32,4%) e Júlia Seffer (33,3%).

Para o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, os índices contribuem para melhorar a fiscalização local. “Com base nos índices avaliamos estrategicamente onde se faz necessária uma melhor abordagem dos agentes de segurança pública, no intuito de fazer com que a população respeite o lockdown ficando em casa, se preservando e preservando a vida do próximo”, ressaltou.