Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup entrega coletes e EPIs para Guarda Municipal de Mãe do Rio

Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) trabalha, de forma integrada, com os demais órgãos de segurança pública na capital e interior

Por Aline Saavedra (SECOM)
05/03/2021 15h21

Titular da Segurança Pública do Pará (Segup), Ualame Machado, entregou EPIs e outros materiais aos guardas municipais de Mãe do RioFortalecer e capacitar os guardas municipais distribuídos pelas cidades do Pará também é uma missão da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) que trabalha, de forma integrada, com os órgãos de segurança pública para combater a criminalidade em todas as regiões paraenses. Nesta sexta-feira (05), a Guarda Municipal de Mãe do Rio recebeu coletes balísticos, além de álcool em gel 70% e máscaras para a prevenção contra a Covid-19 no enfrentamento da violência. 

Pelo menos, 50% da guarda do município será contemplada neste primeiro momento, após, serão contemplados os demais guardas municipais. As entregas fazem parte de uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública que, desde o ano passado, fortalece a integração com as guardas municipais de diversas cidades com a distribuição de coletes balísticos.

Somente em 2020, foram contempladas as forças de segurança municiais de Ipixuna do Pará, Curuçá, Breves, Bragança, Capanema, Moju, Santa Luzia do Pará, Marabá, Oriximiná, Marituba, Igarapé-Miri, Juruti e Baião.

 O modelo dos coletes entregues tem certificação internacional. É o primeiro equipamento de segurança brasileiro que alcança este nível qualidade. “Nós nos preocupamos em oferecer, além dos equipamentos, cursos e capacitações no Instituto de Ensino de Segurança Pública, o nosso Iesp, tendo, inclusive, cursos para as guardas municipais. Em relação aos coletes, novas unidades deverão ser adquiridas para completar o distribuído até então”, destacou o secretário de segurança, Ualame Machado. 

No cenário atual, um grande inimigo também a ser combatido é o novo coronavírus e os agentes de segurança pública, assim como os profissionais da área de Saúde, estão na linha de frente em suas atuções e precisam estar protegidos.

Desde o início da pandemia, a Segup distribuiu equipamentos de proteção individual, álcool em gel 70%, máscaras e luvas de proteção, para os agentes de segurança do estado e municípios, em todas as regiões do estado.

“Nós aguardamos esse colete há mais de quatro anos e, agora, graças a Deus e os gestores que aqui estão, estamos recebendo. Iremos fazer bom uso desses coletes quando estivermos zelando pelos patrimônios. Com certeza eles irão favorecer a segurança dos guardas que fazem a fiscalização nas praças, hospitais, terminal. Com certeza será muito útil para a nossa Guarda Municipal de Mãe do Rio”, afirmou o inspetor geral da Guarda Municipal de Mãe do Rio, Antônio Silva, satisfeito.