Setran substitui 16 pontes de madeira por concreto na PA-256
A Secretaria também vai construir uma ponte de 560 metros de extensão sobre o rio Capim
Dentro do pacote de obras do governo do Estado que vai substituir 71 pontes de madeira por concreto em todas as regiões de Integração do Pará, a PA-256, na região do Rio Capim, foi comtemplada com 16 novas pontes em concreto que estão em fase de execução de obras. São 441 metros de pontes distribuídas entre os municípios de Ipixuna do Pará (5), Tome-Açú (8) e Acará (3).
Segundo o titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, a intervenção na PA-256 será completa. “A obra contempla não somente a construção e pavimentação, mas dota a rodovia de toda a infraestrutura necessária para dar fluidez ao tráfego de veículos, tornando a rota pela PA-256 o caminho mais rápido no trajeto da região do Capim ao porto de Vila do Conde, em Barcarena”, detalha.
A PA-256, uma das vias mais extensas e importantes da região do Rio Capim, terá 150 quilômetros construídos e pavimentados nos próximos 24 meses. Dois trechos estão em obras; o primeiro compreende a travessia do Rio Capim até a Vila Nova, em Ipixuna do Pará, com 51 quilômetros de estrada, e o outro é uma extensão de 56 quilômetros entre a Vila Nova e o entroncamento com a PA-451, em Igarapé-Açu. Uma terceira etapa da rodovia deve ser iniciada ainda neste semestre, no qual serão pavimentados 43,5 quilômetros de estrada, entre a PA-451 e o entroncamento da PA-150, no município de Tailândia. Haverá também o lançamento das obras do lote 4, dentro de 90 dias, que trata-se da construção da ponte sobre o rio Capim, que terá 560m x 10m e será executada no trecho da PA-256 com entroncamento da BR-010, próximo a Paragominas.
Nos últimos dois anos, a Setran garantiu recursos para a construção de 178 novas pontes no Pará. Ao todo, 76 delas são construídas em municípios, por meio de convênios com o Estado; e outras 102, via execução direta do Governo do Pará.
A malha estadual tem ao todo 773 pontes, destas, 382 eram de madeira. O atual investimento consiste no maior projeto de construção de novas pontes e substituição das de madeira por concreto. Há ainda grandes projetos de integração entre regiões do Estado, que vão mudar a realidade do modal rodoviário no território paraense, tais como a construção da ponte sobre o rio Meruú, no Baixo Tocantins; ponte sobre o rio Acará, entre os municípios de Concórdia do Pará e Acará; ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu; e ainda também na PA-256 a ponte sobre o rio Alto Acará, no trecho entre a PA-451 e o entroncamento da PA-150, no município de Tailândia.