Governo realiza evento online sobre as etapas do programa Startup Pará, nesta quinta-feira, 4
A transmissão ao vivo tem início às 19h pelo canal da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) no Youtube
Nesta quinta-feira (04), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) realizam uma reunião kick-off com o objetivo de esclarecer alguns dos princípios e benefícios do programa Startup Pará, estratégia do governo estadual para fomentar o empreendedorismo de base tecnológica.
O Kickoff do Programa Startup Pará, começa a partir das 19h, e será transmitido pelo canal da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) no Youtube Fapespa.
“No evento de hoje, daremos as boas-vindas aos selecionados, abordaremos a programação e chamadas do Programa startup Pará para o ano de 2021 e disponibilizaremos duas palestras com representantes do ecossistema de inovação brasileiro, trazendo insights sobre Inovação Aberta. Na sequência, apenas para os selecionados teremos uma conversa reservada e mais detalhada sobre as atividades previstas para esta etapa, denominada de Execução”, afirmou a coordenadora do Startup Pará, Maria Trindade.
Das 104 inscrições recebidas na primeira chamada, 30 propostas foram selecionadas para a qualificação técnica, 15 na modalidade aceleração e 15 na modalidade novos negócios, envolvendo mentorias, contato com especialistas para validar suas propostas de negócios, entre outros serviços, além do acesso, conforme o edital, a apoio financeiro não reembolsável.
“O resultado do conjunto de propostas selecionadas mostrou-se diversificado, abrangendo iniciativas nas áreas de biotecnologia, logística, educação, agronegócio, entre outras, demonstrando o potencial de atividades inovadoras para entregar produtos e serviços de base tecnológica para o mercado paraense”, acrescentou Maria Trindade.
O resultado também mostra uma participação significativa de mulheres à frente das iniciativas apresentadas. Um terço dos projetos selecionados propostos e coordenados por empreendedoras.
Investimento- O governo do estado, através das secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e de Planejamento (Seplan), e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), está à frente do projeto que visa a promover a geração de renda a partir de arranjos institucionais baseados em projetos das áreas de energia, mineração, piscicultura, soluções digitais, governança e outras cadeias produtivas.
Na modalidade Novos Negócios, o apoio financeiro pode chegar a R$ 80 mil, enquanto para as startups participantes da aceleração o apoio financeiro pode alcançar R$ 200 mil, lembrando que o apoio financeiro será realizado para 10 propostas de cada modalidade, após a avaliação final de sua participação no programa.
Programação
04/03
19h - Boas-vindas
Com Maria Trindade
Coordenadora do Programa Startup Pará
19h30 - Desenvolvimento sustentável e os ODS
Com Cláudio Nascimento
Diretor de Transformação Digital na Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
20h - Importância e oportunidades da inovação aberta para as Startups
Com Valéria Barros
CEO Worth a Million - WaM.