Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa e PM reforçam ações de controle à febre amarela em Alenquer

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/03/2017 00h00

Em parceria com a Polícia Militar do Pará a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) enviará neste sábado, 25, nova equipe para reforçar as ações de prevenção e controle à febre amarela no município de Alenquer. As estratégias de trabalho foram definidas nesta sexta-feira, 24, com representes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a direção do Corpo Militar de Saúde da PM, durante reunião com a secretária adjunta da Sespa, Heloísa Guimarães; a diretora de Vigilância em Saúde, Rosiana Nobre; e o diretor do Laboratório Central do Estado (Lacen), Licínio dos Santos. Nesta semana, o Estado recebeu 100 mil doses de vacinas contra a febre amarela. 

Foram traçadas várias frentes de trabalho que contribuirão com as ações de apoio já realizadas pela Sespa no município de Alenquer. "Com isso, estamos recebendo auxílio de mais vinte pessoas entre profissionais da Sespa, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, inclusive com apoio de um helicóptero. Além disso, também serão levadas mais 10 mil doses de vacinas e medicamentos para reforçar a Atenção Básica do município", ressaltou Heloísa Guimarães. 

Neste ano, foram registrados seis óbitos de Primatas Não Humanos no Pará: Alenquer (1), Belém (1), Marituba (1), e Rurópolis (3). Desde que esses casos foram confirmados, a Sespa intensificou imediatamente as ações nessas localidades, inclusive com reforço de mais doses de vacinas. "A Sespa tem reforçado as ações de prevenção à doença em humanos de forma sistemática, com atividades contínuas juntamente com os municípios paraenses, principalmente nas áreas rurais, locais mais propícios para a incidência da doença", disse o secretário estadual de Saúde, Vitor Mateus, que fará visita à Alenquer e conduzirá a equipe ao local. 

Leia mais - Sespa intensifica ações contra febre amarela no oeste do Pará

Na quarta-feira, 22, foi confirmada a morte por febre amarela do garoto de 11 anos, que residia no município de Alenquer e estava internado na semana passada no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). A Sespa reforça que até o momento somente um caso de febre amarela foi confirmado este ano. Os outros dois casos de pacientes com suspeita de febre amarela, que estavam internados no HRBA e também vieram à óbito, estão sob investigação.  

Na quinta-feira, 23, a equipe que estava em campo já havia recebido reforço das Vigilâncias Estaduais em Saúde e Epidemiológica, da Coordenação Estadual de Zoonoses, do Instituto Evandro Chagas, além do Lacen para articular medidas emergenciais para conter a doença no município de Alenquer. Um Plano de Contingêcia na região Oeste do Pará está em andamento para intensificar as ações: controle endêmico; manejo clínico; imunização; e educação em saúde. No total, foram encaminhadas 30 mil doses da vacina contra a febre amarela para o 9º Centro Regional de Saúde (CRS) que faz distribuição das doses para Alenquer.