Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional Abelardo Santos é referência em Urologia

Unidade atende patologias benignas, realiza 90 cirurgias por mês e reduziu em 75% a fila de espera na Região Metropolitana de Belém (RMB)

Por Roberta Vilanova (SESPA)
02/03/2021 14h11

O Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS) é referência em Urologia para atendimento de patologias benignas, realizando 90 cirurgias por mês e alcançando uma redução de 75% na fila de espera na Região Metropolitana de Belém (RMB), que contava com mais 300 pacientes.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, apesar do momento pandêmico, o governo do Estado não tem parado de investir em outras áreas da Saúde Pública. “Porque há muitas outras doenças que acometem a nossa população e que não podem ser proteladas, como é o caso das doenças do sistema urológico, que se não forem tratadas podem se agravar e causar danos maiores aos pacientes do SUS”, afirmou.

Para ter acesso ao Ambulatório da Clínica de Urologia e procedimentos especializados no HRAS, o paciente precisa ser encaminhado via Sistema de Regulação (Sisreg), ou seja, por meio de agendamento feito de Unidade de Saúde, que realizou o atendimento clínico. Portanto, a unidade não funciona como um hospital de porta aberta para essa especialidade.

No Ambulatório, o paciente passa por consulta com médico urologista e exames para saber se tem indicação cirúrgica ou tratamento clínico. Caso haja necessidade de cirurgia, são feitos exames pré-operatórios e o paciente aguarda por pouco tempo para a realização do procedimento.

Segundo o urologista e coordenador da Clínica de Urologia do HRAS, Bernardo Sefer, o serviço começou a funcionar no segundo semestre de 2020 e já realizou mais de 400 cirurgias.

Bernardo Sefer disse que o HRAS atende pacientes de ambos os sexos e de todas as idades. “Atendemos, principalmente, pacientes com doenças benignas da próstata e litíase renal (cálculo renal). Além disso, operamos também pacientes com hidrocele, fimose, e outras doenças como, por exemplo, a estenose de uretra (obstrução da uretra)”, informou.

Estrutura - Para realizar todos esses procedimentos, o HRAS conta com uma equipe multidisciplinar e dispõe dos mais avançados equipamentos e materiais médico-hospitalares disponíveis no mercado.  “Utilizamos, neste hospital do SUS, as mais modernas tecnologias e materiais existentes hoje em dia dentro da área de urologia, que, inclusive, são os mesmos utilizados pelos convênios e hospitais privados”, enfatizou Bernardo Sefer.

Bernardo Sefer informou, como exemplo, que os cálculos renais são destruídos com uso de laser, uma das técnicas mais avançadas da atualidade. Já as cirurgias, praticamente, são todas feitas de forma endoscópica, ou seja, menos invasiva, proporcionando uma recuperação mais rápida ao paciente, com uma média de dois a três dias de internação.

“O método alcança melhor resultado cirúrgico, se o paciente fica menos tempo internado e volta mais rapidamente ao convívio familiar e ao trabalho”, ressaltou o especialista. “O hospital também oferece um serviço de urgência caso haja alguma intercorrência no pós-operatório imediato do paciente operado”, acrescentou.

Depoimento - Um dos beneficiados pelo novo serviço foi o motorista Mauro Sérgio Nunes Souto, de 55 anos, que tinha cálculo renal e passou por cirurgia a laser em novembro do ano passado. Ele disse que gostou do atendimento recebido pela equipe médica e todos os funcionários e também elogiou a estrutura do HRAS. “Agradeço primeiramente a Deus pela minha saúde e depois a toda a equipe do hospital, mas principalmente ao Doutor Bernardo Sefer, que sempre foi muito atencioso comigo”.

Mauro Sérgio já havia passado por cirurgia há três anos para retirada de um dos rins e temia pela perda do outro órgão, no entanto, dessa vez estava apenas com litíase renal e pôde ser operado com laser, tendo ficado internado apenas durante um dia após o procedimento.

Para Bernardo Sefer, ao realizar 90 cirurgias urológicas por mês, o Hospital Abelardo Santos oferece um serviço de alta qualidade e beneficia um grande número de usuários do SUS, principalmente da Região Metropolitana de Belém, que, antes, enfrentava dificuldade para ter acesso a esse tipo de tratamento.

“Estamos dispostos e entusiasmados a possibilitar aos pacientes do SUS, em especial, aos que sofrem com cálculo renal, acesso a tratamentos com as técnicas mais modernas existentes na nossa cidade, no nosso país e até mesmo no mundo”, comemora Bernardo Sefer.

Ele afirmou, ainda, que objetivo do HRAS é continuar com essa efetividade de trabalho para ter um resultado cada vez mais engrandecedor junto à população paraense, com excelente qualidade na estrutura física hospitalar e corpo clínico especializado com a maioria dos profissionais formada no Pará.

“Foi um investimento público em pessoas que após um treinamento árduo e vasto, estão se voltando para ajudar a nossa própria população. Então, realmente temos obtido um resultado muito bom e eu espero que continue assim, dando muitos frutos para o estado do Pará”, salientou Bernardo Sefer.

O secretário adjunto de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz, considera a implantação do Serviço de Urologia um avanço importantíssimo para a população paraense, uma vez que os procedimentos nessa especialidade exigem altos investimentos e são procedimentos considerados caros na rede privada. “Então, o nosso objetivo brevemente é descentralizar esse tipo de serviço para Santarém e Marabá e torná-lo cada vez mais acessível para os usuários do SUS”.