Ophir Loyola forma 57 especialistas para atuação em áreas da Saúde
Trabalho de conhecimento técnico-científico qualifica a formação profissional e, claro, o atendimento prestado na região
O Hospital Ophir Loyola (HOL) encerrou em 28 de fevereiro de 2021, a etapa de apresentação dos trabalhos de conclusão dos programas de residências e lançou 57 novos especialistas ao mercado, em áreas específicas da Saúde. Um trabalho de conhecimento técnico-científico que qualifica a formação profissional e, claro, o atendimento prestado em saúde na região.
Habilitado em Neurocirurgia, o médico Victor Grecia reconhece a importância dos Programas de Residência para o ensino-aprendizagem dos profissionais dentro das especificidades de atendimento. "Frequento o hospital desde 2012 quando era interno de cirurgia e clínica médica e grande parte dos procedimentos invasivos e de habilidade médicas que aprendi, adquiri no internato e também como residente de Neurocirurgia do hospital".
Para Grecia, o hospital tem os melhores médicos da capital como preceptores, por isso, os residentes são tão bem capacitados. "No programa de neurocirurgia, operamos muito, inclusive os residentes do Ophir Loyola se sobressaem nos congressos e cursos de treinamentos externos, porque possuem muita habilidade manual e cirúrgica. Isso porque participam de um grande número de procedimentos cirúrgicos complexos. Realmente, foi um período de enriquecimento profissional", ressaltou.
Os programas de residência passaram a ser estabelecidos em 1940 no Brasil. E no Ophir Loyola, em Belém, se iniciou nos anos 1980, com a formação de anestesiologistas. Pelo menos, a metade de anestesiologistas formados com atuação no estado do Pará foi formada pela instituição de saúde.
A tradição no ensino e pesquisa marca a história do hospital e ganhou força com a certificação em 2009 como Hospital de Ensino pelo Ministério da Saúde. Até este ano, de 2021, o Ophir Loyola formou 797 especialistas nos 24 programas de residência.
Em dezembro do ano passado, o número de programas aumentou para 25 com a aprovação da primeira residência médica em Neurorradiologia da região Norte, pela Sociedade Brasileira de Neurorradiologia e Colégio Brasileiro de Radiologia, tornando o Ophir Loyola o 8º centro oficial de treinamento desses profissionais no País.
"O nosso hospital tem como missão fornecer assistência de elevada qualidade não só para os paraenses mas também para as populações dos estados vizinhos e desta forma alcançar elevados patamares de assistência em saúde. Neste momento, lançamos novos especialistas no mercado de trabalho e recebemos mais 69 profissionais para mais um ciclo de formação em diversas áreas e, que, em breve, estarão aptos para atuarem em benefício da população", destacou Rui Barros, diretor de Ensino e Pesquisa do HOL.
Os 37 concluintes da residência médica agora são especializados em de cirurgia oncológica, urologia, neurocirurgia, anestesiologia, cirurgia geral, clínica Médica, radiologia, mastologia, endoscopia, hematologia,neurologia, pré-requisito em área cirúrgica básica.
Na área multiprofissional, foram qualificados 11 especialistas em psicologia, fonoaudiologia, enfermagem, serviço social, nutrição, fisioterapia e terapia ocupacional. Já na uniprofissional, foram nove concluintes em enfermagem de terapia intensiva, enfermagem oncológica, enfermagem em clínica de cirurgia oncológica e buco maxilo facial.
Os programas de residência são uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviço que exige competências para atuação em serviços de alta complexidade, com respeito, responsabilidade e humanização.