Iterpa começa Cadastro Rural Fundiário por Moju e Acará
Técnicos do Instituto de Terras do Pará viajaram nesta terça-feira, 28, para o município do Moju, na região do Baixo Tocantins, com o objetivo de iniciar o projeto piloto do primeiro módulo do Cadastro Rural Fundiário (Carf), sistema de base digital que dará um mosaico da ocupação das terras do Estado, além de funcionar como um banco de dados referencial e inovador do setor, representando uma nova fase no processo de regularização fundiária no Pará.
Inicialmente, a equipe vai verificar a infraestrutura tecnológica existente no município e, em seguida, vai se reunir com representantes de sindicatos, de associação de pequenos produtores rurais e outros segmentos interessados para explicar a metodologia do novo sistema, que inicia com o cadastro das famílias ocupantes da Gleba Moju 3, conforme explicou a diretora de Regularização Fundiária do Iterpa, Mariceli Flexa.
Nesta segunda-feira, 27, o presidente da autarquia, Daniel Lopes, reuniu-se em seu gabinete, em Belém, com o prefeito de Moju, Deodoro Pantoja da Rocha, o Ieié, para informar como será o trabalho do Carf e dar conhecimento da metodologia que será trabalhada para implantação do sistema, que também será aplicada no município do Acará nessa fase piloto.
O módulo, entre outros procedimentos, prevê o cadastramento de propriedades rurais e o treinamento de técnicos do governo, da prefeitura e de sindicatos rurais para que o Iterpa possa avaliar o funcionamento do software e ampliar o trabalho para outros municípios paraenses.
Depois dessa fase, o Carf se concentrará nos módulos análise, monitoramento e transparência, que são as outras fases do sistema. “O Carf é mais um passo em direção à modernização do Iterpa, que caminha em consonância com o projeto Pará 2030, plano estratégico de desenvolvimento sustentável coordenado pelo Governo do Pará”, explicou o presidente Daniel Lopes.
O Carf está fase de desenvolvimento e a previsão é de que seja concluído no ano que vem, sendo hoje uma das prioridades do Instituto, juntamente com a nova sede que será inaugurada no primeiro semestre deste ano. As técnicas que estão em Moju são Kátia Ohashi e Gleice Rocha. Nesta quarta-feira, 29, outra equipe se desloca para o Acará a fim de iniciar os trabalhos naquele município.