Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS PÚBLICOS

Detran retomará parcialmente atendimento na região Oeste a partir de 22 de fevereiro

As Ciretrans continuarão adotando os protocolos de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
19/02/2021 18h06

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) retomará na próxima segunda-feira (22) o atendimento aos usuários na região do Baixo Amazonas, ainda de forma gradual. As Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Santarém e mais cinco municípios estavam com os serviços suspensos desde 19 de janeiro deste ano, após a mudança do bandeiramento na região de laranja para vermelho e revisão do Decreto nº 800/2020, que ampliou as restrições de circulação de pessoas como forma de prevenir casos de Covid-19.A partir do início da próxima semana as Ciretrans retomarão alguns serviços para a população

A retomada do atendimento ao público, por enquanto, será gradativa e com a aplicação de medidas de distanciamento e protocolos de segurança. De acordo com portaria do Detran, será possível renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), desde que não necessite de coleta biométrica. As aulas teóricas de legislação serão permitidas na modalidade remota, por meio de teleaula.

A retomada gradativa dos serviços continua obedecendo aos protocolos de segurança contra a Covid-19Já os serviços de primeiro emplacamento e transferência de propriedade serão atendidos apenas para concessionárias e revendas de veículos, por meio de um despachante. Sobre a vistoria veicular no Detran, o atendimento está autorizado apenas para regularização de veículos oficiais e liberação de veículos que estejam no parque de retenção. Também estão permitidos exames de aptidão física e mental, e avalições psicológicas.

A medida vale para Santarém e para os municípios de Alenquer, Almeirim, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Todos esses serviços necessitam de agendamento prévio, por meio dos canais de atendimento do órgão (site, chat ou call center).

O diretor-geral do Detran, Marcelo Guedes, informa que a equipe está acompanhando as condições sanitárias na região Oeste, e que a retomada gradativa é uma forma de garantir a segurança dos servidores e usuários das Ciretrans. “Sabemos da grande demanda pelos serviços de habilitação e veículo na região. Porém, essa retomada ainda exige cautela e reforço nas medidas de prevenção ao vírus”, ressalta Marcelo Guedes.