CIIR marca presença em 26ª conferência global de saúde, em Baltimore, nos Estados Unidos
Unidade referência em reabilitação destaca o Pará no cenário internacional

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), órgão do governo do Pará, inicia, nesta segunda-feira (13), sua participação no Fórum Mundial sobre Cuidados Centrados na Pessoa 2025, em Baltimore, nos Estados Unidos. O evento, considerado um dos mais importantes do mundo na promoção do cuidado centrado na pessoa, reúne profissionais, gestores e instituições de referência em saúde pública e reabilitação de diversos países.
O CIIR está em processo de certificação internacional Planetree, que reconhece instituições de saúde comprometidas com a excelência na qualidade assistencial e com a promoção do cuidado centrado na pessoa. O processo reforça a consolidação do modelo humanizado já adotado pelo Centro, alinhando suas práticas às mais avançadas referências mundiais em atenção e reabilitação.

A comitiva que representa o CIIR é composta por José Neto, diretor Operacional Norte do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), organização social que administra o centro em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa); por Rejane Xavier, diretora Executiva do CIIR; Renato Arraes, médico ortopedista infantil e coordenador do grupo de ortopedia pediátrica do CIIR, e Danielle Carvalho, assessora de Comunicação da instituição.
Ao longo da programação, os representantes do CIIR participarão de palestras, apresentações científicas e exposições, nas quais são compartilhadas experiências e boas práticas de gestão e assistência. O evento também abre espaço para o intercâmbio de conhecimentos entre instituições que vêm se destacando globalmente na promoção da saúde humanizada e baseada em evidências.
De acordo com a direção do CIIR, a presença no encontro reforça o compromisso da instituição em alinhar-se às tendências internacionais de qualidade assistencial e inovação em saúde pública. “Estar neste evento é uma oportunidade de mostrar o quanto o trabalho realizado no Pará dialoga com as melhores práticas do mundo, reafirmando nosso compromisso com um cuidado que valoriza pessoas, ciência e resultados”, destacou a diretora executiva, Rejane Xavier, que estende o agradecimento ainda ao governo do Pará, via Sespa.

A participação do CIIR na Conferência Planetree pela terceira vez representa mais um marco na trajetória do Centro, que se consolida como referência nacional em reabilitação e cuidado integral à pessoa com deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Neste ano, o evento ganha um significado especial, ao ampliar a visibilidade internacional das políticas públicas de saúde, inclusão e reabilitação desenvolvidas no estado do Pará. Além disso, destaca o protagonismo paraense em pautas globais, especialmente naquelas que dialogam com o importante evento internacional que será sediado em Belém no próximo mês de novembro.
O Fórum Mundial Planetree segue até quinta-feira, 16 de outubro, com uma programação voltada à troca de experiências e à valorização de práticas transformadoras que inspiram a humanização nos serviços de saúde em todo o mundo.

Projetos do CIIR selecionados na categoria pôsteres:
* Treinamento de Libras em Serviço: Assistência Inclusiva, Humanizada e Segura ao Usuário Surdo.
* Eixo Formativo: Capacitar Profissionais para o Cuidado de Pessoas com TEA.
* Humanização sem Fronteiras: Atendimento Multiprofissional Humanizado em Comunidades Quilombolas no Município do Acará (PA).
* O Impacto das Práticas Ambientais Sustentáveis no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação no Engajamento em Cuidados Centrados na Pessoa.
* Reabilitação Centralizada no Paciente no Brasil.
Trabalhos que serão apresentados em palestras:
* Práticas baseadas em evidências no tratamento do autismo: uma análise das intervenções realizadas no Cetea.
* Pequenos Passos, Grandes Mudanças: O Impacto das Cirurgias Ortopédicas Pediátricas no Pará.
Referência - O CIIR é referência estadual na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço:
O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade está localizada na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1000, bairro Val de Cães, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58/ 59.
Texto: Danielle Carvalho - Ascom CIIR