Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COPA VERDE 2017

CBF encerra troca ingressos para Remo x Santos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/03/2017 00h00

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encerrou na manhã de hoje a troca de ingressos para o jogo entre Clube do Remo e Santos, do Amapá, válido pela Copa Verde. A partida será nesta quinta-feira (30), no Estádio Olímpico do Pará - Mangueirão. A troca de ingressos por garrafas pet, ação sustentável pela preservação do meio ambiente que está agregada à dinâmica da Copa Verde, mobilizou um grande público, mas a venda de ingressos para o jogo segue normal.

Belém recebeu pela primeira vez a ação, que também visa ampliar a média de público nos jogos da competição. “Como em Belém as torcidas de Remo e Paysandu são bem participativas ainda não havia necessidade dessa dinâmica, mas por conta do caráter sustentável do campeonato, acabamos por trazê-la para cá”, explica o consultor de Sustentabilidade da CBF, Carlos Painel.

Uma cota de três mil ingressos foi destinada à ação. A troca ocorreu durante toda a terça (28) e manhã desta quarta-feira (29), na sede do Centro Esportivo da Juventude (Ceju), no bairro do Mangueirão. A torcida remista compareceu em massa. A dona de casa Tassiane dos Santos foi a primeira da fila. Ela chegou às quatro horas da madrugada para garantir os ingressos. Ela diz que contribui para a preservação do meio ambiente fazendo a sua parte, embalando o lixo corretamente e depositando-o nos dias certos da coleta pública.

Em função da grande demanda, a coordenação do evento fez a distribuição de senhas para o público. Cada senha dava direito a dois ingressos. Amanhã, a partir das 10h, os ingressos poderão ser trocados pelos bilhetes do jogo até duas horas antes da partida, marcada para as 19h. “Nós já esperávamos por essa demanda, mas ficamos surpresos com a rapidez no fluxo de pessoas. Por isso adotamos a distribuição de senhas, para evitar tumultos e sermos justos com todos que estão na fila desde cedo”, disse Carlos Painel. 

O material coletado em Belém será entregue ao representante paraense na Associação Nacional de Catadores de Resíduos Sólidos. Cada ação recolhe entre 250 e 400 quilos de garrafas pets. “Isso é bacana porque é um material que poderia ser jogado no lixo. Então, a coleta feita pela Copa Verde evita esse dano ambiental e ajuda no combate dos vetores que transmitem a dengue, zika, chikungunya e malária, entre outras doenças”, explicou.

Competição - A Copa Verde 2017 está na sua quarta edição com participação de clubes brasileiros dos estados da região Norte e Centro-Oeste, a exceção de Goiás, além do Espírito Santo. A competição reúne 18 times que foram elencados a partir de seu desempenho nos campeonatos estaduais e pela posição no ranking da CBF. O vencedor ingressará diretamente nas oitavas-de-final da Copa do Brasil de 2018.

O lançamento da Copa Verde 2017 ocorreu no Amapá. A competição tem conceito de sustentabilidade vinculado à maior paixão nacional: o futebol. Os jogos são organizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tem formato similar ao da Copa do Brasil.

Na ocasião do lançamento, o secretário geral da CBF, Walter Feldman, disse que a competição mantém o caráter sustentável, agora sob chancela federal. “O campeonato levanta a bandeira do Carbono Zero, com ações de compensação das emissões de gás carbônico e de preservação do meio ambiente. Este ano, a Copa Verde passou a contar com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente. A CBF já assinou um protocolo de intenções, que amplia ainda mais as ações socioambientais”, disse o dirigente.

A competição também inova na questão financeira. Os clubes participantes recebem R$ 10,00 por cada ingresso trocado por garrafas pet e latinhas de alumínio. As empresas interessadas em associar suas marcas ao torneio podem fazê-lo mediante contrato com a CBF. O Pará tem três representantes: Clube do Remo, Paysandu Sport Club e Águia, de Marabá.

Ações - A troca de ingressos por garrafas pets é apenas uma das iniciativas de sustentabilidade que marcam a Copa Verde. Outros destaques são o Troféu Vivo, muda de árvore a ser plantada na sede do clube vencedor; o concurso de redação para estudantes sobre a conscientização ecológica, a presença do mascote "Vermelhão" nos jogos oficiais e o concurso de vídeo, que é a grande novidade este ano. "Dentro da composição do bilhete, haverá sementes de dez tipos de plantas brasileiras. Basta colocar o ingresso na terra, em condições normais de plantio, para gerar um novo símbolo verde de sustentabilidade", explica o texto da CBF, sobre a iniciativa.

Destaque ainda para o “Cartão Verde", que é uma forma de reconhecimento ao atleta que mantiver jogadas limpas e postura adequada em relação ao adversário, além de incentivar a não violência em campo. O cartão será utilizado nas transmissões e distribuído aos torcedores, para que eles façam a sua avaliação. 

Ano passado, mais de 13 mil ingressos foram trocados e quase duas toneladas de garrafas pets foram encaminhadas para quatro diferentes cooperativas do Movimento Nacional de Catadores de Resíduos. A troca é feita por um maquinário especial que permite aos torcedores retirar os ingressos com comodidade mediante a inserção de latas de alumínio e garrafas pets no equipamento. A cada três garrafas depositadas na máquina de troca, o torcedor garante o ingresso para assistir a partida.

A diretora do Estádio Olímpico do Pará, Cláudia Moura, alerta aos torcedores que a Seel vai designar uma bilheteria especial para acesso do público que fez a troca dos ingressos. "O local será divulgado em tempo hábil para que não haja problemas", informou.

Preparativos - No Mangueirão, os serviços de limpeza e conservação e cuidado especial com o gramado de jogo estão sendo concluídos. A partida entre Remo e Santos, do Amapá, começa às 19h.

Copo Eco: Serão produzidos copos especiais para os jogos, com escudos das equipes e identidade visual da Copa Verde. Depois de usar o mesmo recipiente para consumir bebidas durante toda a partida, o torcedor pode levar como recordação ou devolver e receber de volta o dinheiro que pagou pelo copo. Assim, será reduzido o uso dos descartáveis feitos de plástico.

Lixo Zero: A organização dos jogos vai promover o recolhimento do lixo no estádio e nos arredores, com separação de acordo com os procedimentos da coleta seletiva. Esta ação é inspirada no comportamento da torcida japonesa, que dá exemplo a todo o mundo em cada evento esportivo.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, vem assistir a partida entre Remo e Santos em Belém. Ele desembarca na capital paraense nesta quinta-feira, e será recebido pela secretária de Esporte e Lazer Renilce Nicodemos, e pela diretora do Mangueirão, Cláudia Moura, além de representantes da Federação Paraense de Futebol (FPF).