Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NEL

Policlínica Itinerante realizou mais de 1.900 atendimentos em uma semana

Desde o dia 8 de fevereiro, espaço reúne serviços ofertados anteriormente na URE da Doca e UBS da Pedreira, em Belém

Por Dayane Baía (ARCON)
15/02/2021 11h41

A Policlínica Itinerante do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Estado de Educação, registrou 1.989 atendimentos desde o dia 8 de fevereiro, quando aglutinou os serviços ofertados anteriormente na URE da Doca e UBS da Pedreira, em Belém. A mudança ocorreu para garantir maior conforto e segurança aos pacientes com suspeita de Covid-19, nesse período de maior incidência de chuvas.

Na manhã desta segunda-feira (15), a doméstica Rosália Balieiro Viana foi buscar o resultado do exame do sogro que ainda sofre com falta de ar e cansaço. “Meu esposo o trouxe na semana passada e hoje eu vim buscar o resultado para evitar que ele fique em circulação. Foi ótimo o atendimento, estamos felizes por não ter agravado o quadro de saúde e ele não foi para o hospital”, contou Rosália.

Para Alessandra Amaral, coordenadora da Policlínica Itinerante, a concentração do serviço na quadra do NEL trouxe mais comodidade para a população. “O local ficou bem mais amplo e confortável para eles, principalmente por causa do período da chuva, na Pedreira e na Doca já estava pequeno para eles ficarem aguardando com tendas”, comentou Alessandra.

Alessandra Amaral, coordenadora da Policlínica ItineranteDiariamente, são oferecidos 160 exames RT-PCR, o método de coleta de amostras na nasofaringe, por meio de cotonete (swab). Em caso de resultado positivo, os pacientes passam por consulta médica ou atendimento de enfermagem para orientações nos cuidados.

O espaço conta com a equipe das duas unidades e, desde o dia 8, a procura tem sido intensa. “Conseguimos ter a visão de que as pessoas continuam procurando nossos serviços com sintomas leves e moderados. As pessoas têm dúvida quando começa uma gripe, por exemplo. Se existe a suspeita de Covid-19, sabem que é importante tratar com antecedência, para evitar agravar e internar, precisar de leito de intubação”, avaliou a coordenadora.

A preocupação em não transmitir a doença foi o foco de Walber Rendeiro da Silva, 54. “No domingo passado, comecei a sentir dor nos olhos, febre, tosse, coriza. Tomava remédio e os sintomas não melhoraram. Resolvi vir na quarta-feira para saber o que eu tinha. Graças a Deus, o resultado deu negativo, mas mesmo assim fiquei isolado porque minha filha passou por uma cirurgia, então queria que ela e outras pessoas da minha família ficassem protegidas”, afirmou o técnico de informática.

A coordenação reforça a importância de medidas preventivas individuais. “As pessoas ainda têm que tomar consciência de evitar aglomeração, de se cuidar, usar álcool em gel. Ainda vão para alguns lugares que não deveriam. A doença ainda está circulando no nosso Estado e precisamos estar atentos a todos esses cuidados”, finalizou.

Além do NEL, a Policlínica está presente no estacionamento do Hangar, onde foram registrados, até este domingo (14), 21.253 atendimentos ambulatoriais; e no Mangueirão, com 11.807.

Serviço:

- O Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) atende de segunda a sábado das 8h às 17h; no domingo, das 8h às 17h.

- Hangar: o funcionamento é de segunda a sábado, de 8h30 às 17h.

- Mangueirão: segue atendendo de 8h30 às 17h, de segunda a sábado.