Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Operação Carnaval Seguro vai fiscalizar prevenção à Covid-19 em Mosqueiro 

Mais de 100 policiais militares atuarão contra a criminalidade e a desobediência às normas determinadas em decreto estadual

Por Taiane Figueiredo (PMPA)
12/02/2021 21h14

A fiscalização diária em Mosqueiro será garantida por quase 115 policiais militaresA Operação Carnaval Seguro 2021, da Polícia Militar, terá quase 115 policiais militares atuando diariamente na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém. O foco da operação, iniciada nesta sexta-feira (12) e com ações até a próxima quarta-feira (17), será a prevenção da criminalidade na ilha, por meio do policiamento ostensivo, e o cumprimento ao Decreto estadual 800/2020, que prevê medidas de combate à Covid-19.

Quem pretende ir à ilha neste final de semana precisa estar atento ao que será proibido ou permitido pelos órgãos de segurança pública, conforme estabelecido em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (12), com base no decreto estadual.

A Operação inclui barreira no pórtico de acesso à Ilha de Mosqueiro As aglomerações em locais públicos, para fins recreativos, com mais de 10 pessoas, estão proibidas, assim como a permanência de pessoas nas praias, balneários e igarapés em feriados e finais de semana (de sexta à segunda-feira). Também estão vedados, pelo Decreto 800/2020, a venda de bebidas alcoólicas, das 22 às 06 h, e o funcionamento de bares, estes em qualquer período do dia.

“A Polícia Militar, juntamente com outros órgãos de segurança pública, vai reforçar a Operação Carnaval Seguro 2021 no intuito de orientar, tirar dúvidas do cidadão e inibir comportamentos que possam colocar as pessoas em risco. O objetivo maior é a prevenção da doença e a preservação da ordem pública, e para isso contamos com a colaboração da população”, destacou o comandante do 25º Batalhão, tenente-coronel Francisco Ferreira. Ainda de acordo com ele, a PM também vai fiscalizar o uso de máscaras e o distanciamento social nas ruas e estabelecimentos comerciais.

A orla de Mosqueiro, que está entre as áreas de acesso proibido, é um dos alvos da OperaçãoEntre as unidades da Polícia Militar que atuam na Operação Carnaval Seguro 2021 estão o Regimento de Polícia Montada, Batalhão da Rotam, Comando-Geral, Batalhão Águia, motopatrulhamento do Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), Comando de Policiamento Especializado, Grandes Comandos da Capital e da Região Metropolitana, além do Corpo Militar de Saúde, que dá apoio médico. A operação é coordenada pelo tenente-coronel Giorgio Mariúba, subcomandante do CPC II, e comandada pelo tenente-coronel Francisco.

A operação Oversight será realizada em bares, restaurantes e similares em toda a Ilha

Operação Oversight - A Operação Carnaval Seguro 2021 será constituída de diversas ações complementares. A operação Oversight, que orienta e fiscaliza bares, restaurantes e similares em toda a Ilha de Mosqueiro, com ênfase na orla, no período da tarde. Também terá participação de órgãos municipais, como a Guarda Municipal de Belém. Pela manhã, a PM atua em operação integrada com a Arcon (Agência de Regulação e Controle de Serviços), Detran (Departamento de Trânsito), Guarda Municipal de Belém e Corpo de Bombeiros Militar, com a barreira no pórtico de Mosqueiro. O objetivo é orientar os condutores sobre as principais medidas fiscalizadas na ilha.

Já pela manhã e à noite, a PM reforça a fiscalização do decreto nas ruas e em estabelecimentos comerciais. As operações Polícia Mais Forte e Paz nos Bairros, deflagradas diariamente pelo 25º Batalhão, ocorrem paralelamente à Operação Carnaval Seguro 2021.

Final de semana em Mosqueiro:

O que está proibido:

- Funcionamento de bares, casas noturnas e similares;
- Permanência em praias, balneários e igarapés (sextas, sábados, domingos, segundas e feriados);
- Aglomerações, reuniões ou manifestações em locais públicos, para fins recreativos, com mais de 10 pessoas;
- Venda de bebidas alcoólicas entre 22 e 06 h,
- Prática de esportes coletivos com mais de duas pessoas. 

O que está liberado:

- Acesso à ilha, observada a proibição de aglomeração no transporte coletivo;
- Funcionamento de restaurantes e supermercados, desde que cumpridas as exigências previstas no decreto;
- Circulação de pessoas nas ruas, respeitado o uso correto da máscara e o distanciamento social.

Serviço: Em caso de descumprimento do decreto, qualquer pessoa pode denunciar pelos números 190, 181 ou (91) 98115-9181 (Whatsapp). Os dois últimos são do Disque-Denúncia e garantem o sigilo da identidade do denunciante.