Sejudh empossa novos membros do Conselho Estadual Sobre Drogas
Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (30), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) deu posse aos novos membros do Conselho Estadual Sobre Drogas (Coned), aos quais caberá a responsabilidade de estabelecer as diretrizes da política estadual sobre drogas no Estado nas áreas de prevenção, tratamento e reinserção social, fiscalização e redução da oferta. A solenidade foi conduzida pelo secretário adjunto de Justiça e Direitos Humanos, Rodivan dos Santos.
A assessora técnica e membro do Coned, Ana Chamma, ressalta que o Conselho atua de forma ampla, promovendo uma política de atenção integral aos usuários de drogas. “Não nos atemos apenas à questão da repressão ou à oferta de tratamento aos adictos, como muitas pessoas podem pensar. Também atuamos na prevenção, informação e reinserção dos dependentes químicos na sociedade”, explica.
Foram empossados titulares e suplentes de 48 instituições, governamentais e representantes da sociedade civil. Todas as entidades que compõem o Conselho têm atuação na área de atenção à saúde e assistência social de dependentes químicos.
Para Thais Nogueira, representante da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Pará no Coned, é papel da entidade tentar buscar novas formas de tratamento para os usuários de drogas. “É importante pensar não apenas em uma política de enfrentamento ao tráfico, mas em meios de garantir o tratamento do usuário, além de discutir mais amplamente a redução da pena aplicada aos usuários de drogas. Também queremos propor uma discussão sobre o tráfico em nossas fronteiras, principalmente em relação à Guiana Francesa”, explica.
No dia 13 de abril será realizada no prédio-sede da Sejudh a solenidade de posse do novo presidente do Coned, Major Paulo Daniel Ribeiro da Silva, representante da Polícia Militar. Na mesma ocasião, será realizada a primeira reunião da nova gestão do conselho, com a presença de todos os membros.
Para o secretário adjunto da Sejudh, Rodivan dos Santos, o Conselho Estadual Sobre Drogas concentra todos os ideais da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. “Somos uma entidade que luta pela igualdade e pelos direitos humanos de todos, sem distinção, e o dependente químico é um sujeito de direitos. Diante da necessidade do fortalecimento de políticas públicas voltadas à questão das drogas e mudança do cenário atual da assistência aos usuários, a atuação do Coned é decisiva e fundamental”, finalizou o secretário adjunto.