Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAFÉ COM PLANEJAMENTO

Produtos de cooperativa agrícola de Cotijuba reforçam a merenda escolar

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/03/2017 00h00

Toda a produção da Cooperativa de Produtores Agrícolas de Belém (Copabel), situada na ilha de Cotijuba, e que reúne aproximadamente 100 famílias, atende as escolas municipais da capital paraense com cerca de 30 itens. Esse incentivo à agricultura familiar é resultado da parceria firmada há anos com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), responsável pelas orientações e todo o suporte técnico oferecido aos membros da cooperativa.

O exemplo da Copabel foi destacado na manhã desta quinta-feira (30), durante o Café com Planejamento, no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), que propôs a reflexão sobre o tema “O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como Instrumento de Fortalecimento da Agricultura Familiar”. O Café com Planejamento é realizado a cada mês como espaço de debate sobre políticas públicas.

Participaram como expositores o engenheiro de produção Lysmar Quaresma Freitas, técnico da Emater; a nutricionista Flávia Cristiane Lira, técnica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e o produtor Francisco Rodrigues de Souza, representante da Copabel.

Requisitos - Lysmar Freitas expôs os encaminhamentos formais do PNAE, explicando que para garantir o acesso ao programa o agricultor precisa ter uma área menor ou igual a quatro módulos fiscais e utilizar predominantemente mão de obra da própria família, cuja renda deve ser originada apenas das atividades na produção rural. Se atender a esses requisitos, previstos no artigo 3º da Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006, o agricultor terá condições de escoar sua produção.

A aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar para alimentação escolar gera resultados positivos para o município, afirmou Lysmar Freitas. “Gera desdobramentos de sustentabilidade nas áreas ambiental, social, econômica, política e cultural. Todos ganham”, reiterou o técnico.

Cardápio - Segundo a nutricionista Flávia Cristiane, o cardápio oferecido nas escolas públicas tem vários produtos regionais, e a qualidade da alimentação que chega aos alunos é prioridade. “Sabemos que o rendimento escolar depende de uma alimentação equilibrada e saudável”, ressaltou, acrescentando que um grupo técnico foi formado na Seduc para estudar formas de ampliar o número de escolas atendidas, e assim estimular a agricultura familiar onde as unidades de ensino estão situadas.

Margareth Chermont, técnica da Emater em Concórdia do Pará (município da região nordeste), ressaltou a importância da iniciativa da Seplan, que propicia o conhecimento das ações desenvolvidas pelo governo do Estado. “O Café com Planejamento proporciona uma visão do que as demais instituições estão realizando, assim como as dificuldades encontradas, o que reforça a necessidade do trabalho transversal e intersetorial para se alcançar excelência no atendimento ao público”, afirmou.