Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Projeto Mundiar forma mais de 300 professores

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/12/2017 00h00

Ao longo desta semana, 308 professores do Projeto Mundiar receberam formação. Agora, eles estão aptos para atender novas turmas, em 2018. Na próxima semana, mais de 100 supervisores e coordenadores serão treinados. Em Belém, a formação ocorreu nesta sexta-feira (1) e contou com a participação das educadoras Marly Andrade Reis e Renata Moragas, ambas da Fundação Roberto Marinho. A formação também foi realizada em Santarém, Marabá e Castanhal. 

Participaram professores do Ensino Fundamental e Médio de Belém, Vigia, Colares, Abaetetuba e Conceição do Arari. Foram trabalhadas metodologia de telecurso e os componentes curriculares do Ensino Fundamental.

O Mundiar é um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Fundação Roberto Marinho desde 2014. Até agora já foram atendidos mais de 55 mil estudantes. No presente ano letivo, 25 mil alunos de Ensino Fundamental e Médio no Estado participam do programa.

A metodologia do projeto trabalha a afetividade e a humanização dos alunos. O diferencial é que o aluno trabalha conteúdos a partir do seu cotidiano. “Os professores são fundamentais para que os alunos possam acreditar em uma nova vida a partir dos estudos, a partir do resgate da autoestima deles”, afirmou Marly Reis. 

Para a professora Janete Borges, que atua na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, no bairro de Val-de-Cans, a formação serve para esclarecer sobre a metodologia. “Trabalhar a autoestima e mostrar que estudar pode fazer a diferença na vida é fundamental”, afirmou Janete.

A professora Maria Cordeiro, da Escola Estadual Barão de Guajará, do município de Vigia, destacou que as metodologias diferenciadas do projeto colocam o aluno no centro do processo ensino-aprendizagem, como teleaulas, teatro e outros recursos didáticos. “O conhecimento é construído a partir do que o aluno entende daquele conteúdo. O aluno sabe que a presença dele na sala de aula é primordial para que o processo aconteça”, arrematou.

Na próxima semana, a formação do Projeto Mundiar acontecerá em Marabá, incluindo os eventos que também serão sediados em Castanhal e Santarém, que treinará 119 coordenadores e supervisores do Mundiar.