Projeto Mundiar forma mais de 300 professores
Ao longo desta semana, 308 professores do Projeto Mundiar receberam formação. Agora, eles estão aptos para atender novas turmas, em 2018. Na próxima semana, mais de 100 supervisores e coordenadores serão treinados. Em Belém, a formação ocorreu nesta sexta-feira (1) e contou com a participação das educadoras Marly Andrade Reis e Renata Moragas, ambas da Fundação Roberto Marinho. A formação também foi realizada em Santarém, Marabá e Castanhal.
Participaram professores do Ensino Fundamental e Médio de Belém, Vigia, Colares, Abaetetuba e Conceição do Arari. Foram trabalhadas metodologia de telecurso e os componentes curriculares do Ensino Fundamental.
O Mundiar é um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Fundação Roberto Marinho desde 2014. Até agora já foram atendidos mais de 55 mil estudantes. No presente ano letivo, 25 mil alunos de Ensino Fundamental e Médio no Estado participam do programa.
A metodologia do projeto trabalha a afetividade e a humanização dos alunos. O diferencial é que o aluno trabalha conteúdos a partir do seu cotidiano. “Os professores são fundamentais para que os alunos possam acreditar em uma nova vida a partir dos estudos, a partir do resgate da autoestima deles”, afirmou Marly Reis.
Para a professora Janete Borges, que atua na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, no bairro de Val-de-Cans, a formação serve para esclarecer sobre a metodologia. “Trabalhar a autoestima e mostrar que estudar pode fazer a diferença na vida é fundamental”, afirmou Janete.
A professora Maria Cordeiro, da Escola Estadual Barão de Guajará, do município de Vigia, destacou que as metodologias diferenciadas do projeto colocam o aluno no centro do processo ensino-aprendizagem, como teleaulas, teatro e outros recursos didáticos. “O conhecimento é construído a partir do que o aluno entende daquele conteúdo. O aluno sabe que a presença dele na sala de aula é primordial para que o processo aconteça”, arrematou.
Na próxima semana, a formação do Projeto Mundiar acontecerá em Marabá, incluindo os eventos que também serão sediados em Castanhal e Santarém, que treinará 119 coordenadores e supervisores do Mundiar.