Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESULTADOS

Parlamentares destacam na Alepa avanços na área de segurança pública

As diretrizes adotadas pelo Estado mostram resultados nas ruas e no sistema penitenciário

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
11/02/2021 20h52

Os resultados positivos dos procedimentos implantados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) foram destacados em sessão na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na quarta-feira (10). Os parlamentares foram à tribuna ressaltar a importância dos avanços na área de segurança pública, decorrentes das diretrizes adotadas pelo governo do Estado.

Os avanços, segundo os deputados, incluem a redução expressiva do índice de criminalidade; a modernização do sistema de inteligência; a valorização dos servidores e a retomada do controle nas casas penais.

Segundo o deputado Carlos Bordalo (PT), é preciso reconhecer as melhorias. "Hoje, o Estado reassumiu o controle das casas penais paraenses. Eu subo nesta tribuna para testemunhar que, finalmente, pela primeira vez, o Estado é senhor das casas penais”, enfatizou.

Ainda de acordo com o parlamentar, para combater a criminalidade, além da ação governamental, é preciso “um processo econômico-social, inclusive a redução de desigualdades”, para que a juventude “possa ter um futuro diferente”.

Redução de chacinas - Nos últimos três anos, ressaltaram os parlamentares, houve também a diminuição de chacinas – a última foi registrada em 2 de janeiro de 2019. Ainda segundo Carlos Bordalo, durante esse período o governo “sufocou” os grupos de criminalidade. “Uma situação que aponta para ingressarmos em outros tempos, de uma polícia mais cidadã; de um Estado que controla a sua segurança e suas casas penais”, frisou.

O deputado Delegado Toni Cunha (PTB) também reiterou a melhoria na segurança pública, com a reestruturação e investimentos no sistema penitenciário. "Precisamos reconhecer que a segurança pública do Pará melhorou, e temos números exitosos de redução da criminalidade. O sistema penitenciário foi reestruturado e modificado”, acrescentou.