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ATER DIGITAL

Emater investe em novas tecnologias para aperfeiçoar atendimento ao agricultor em todo o Pará

Trabalho será voltado para a melhoria de infraestrutura e criação de ferramentas, como o aplicativo Emater Mobile e Ambiente Virtual

Por Etiene Andrade (EMATER)
10/02/2021 08h59

Na segunda quinzena de fevereiro, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) iniciará a implantação do projeto ‘Ater Digital’, em todos os seus 144 escritórios. O objetivo é melhorar a infraestrutura de internet e disponibilizar novos equipamentos de tecnologia para os técnicos que desenvolvem suas atividades de campo juntos aos agricultores. O projeto ampliará e qualificará ainda mais os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Idealizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o projeto ‘Ater Digital’ será implantado pela Emater em todo o território paraense e possibilitará também o acesso dos técnicos a sistemas inovadores, aplicativos e ferramentas de Educação à Distância (EAD).

Todos os serviços e ferramentas estão sendo desenvolvidos para atender, de forma efetiva e continuada, as necessidades de técnicos e do público de Ater no Estado, como explica a analista de sistemas, Cristiane Oliveira, técnica em planejamento da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic) da Emater.

“O investimento em equipamentos visa melhorar o atendimento ao nosso público beneficiário, bem como, o trabalho dos extensionistas em seus escritórios locais, regionais e central, dando maior agilidade aos serviços diários. A melhoria da internet nos regionais possibilitará também o acesso, por parte dos funcionários, a serviços mais ágeis e eficientes, gerando um aumento na qualidade do serviço ofertado aos agricultores familiares”, afirma Cristiane, que também destaca os benefícios do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e do aplicativo Emater Mobile.

“O ambiente virtual de aprendizagem vai possibilitar a capacitação continuada para o desenvolvimento rural, a interação e a aproximação entre agricultor e extensionista, para atender demandas específicas de Ater, complementar atividade de extensão rural, criar capacitações alinhadas às estratégias da empresa”, garante. “Cada vez mais a internet avança no sentido de melhorar serviços e aproximar pessoas, e na Ater não pode ser diferente. O aplicativo, por exemplo, vai agilizar e facilitar a prestação do serviço no meio rural”, conclui.

Cleide Amorim, presidente da EmaterPara a presidente da Emater, Cleide Amorim, o projeto deverá inserir definitivamente a empresa na era virtual, fortalecendo as ações já desenvolvidas presencialmente pelos técnicos da instituição.

“O projeto irá trazer a modernização da empresa tanto a nível técnico com capacitação, como no atendimento aos agricultores. Vamos equipar a empresa, inserir fibra óptica na maioria dos regionais, o que dará agilidade ao trabalho a ser realizado. A empresa já está adquirindo equipamentos, como notebooks e computadores, para o início do processo”, explicou Cleide.

A expectativa é que até 2022 sejam realizadas 10 capacitações para técnicos e agricultores, já dentro da proposta do ‘Ater Digital’. “Em um tempo em que o virtual muitas vezes se faz necessário, precisamos dar condições para nossos escritórios entrarem na nova era digital, mas sem substituir totalmente o presencial, o dia a dia ao lado do agricultor, e sim facilitar que ele seja cada vez mais atendido no campo pelos técnicos da empresa”, finaliza a presidente Cleide Amorim.