Trabalho acadêmico da EGPA é publicado em revista nacional de pesquisas científicas
Estudo contribui para a compreensão de características dos stakeholders (públicos de interesse) na construção de planejamento estratégico em instituições públicas
Professor Sérgio Gomes é um dos autores do artigo que ajuda a identificar stakeholders, publicado na Revista Científica MultidisciplinarO desenvolvimento de pesquisas que amparam a tomada de decisões da gestão pública estadual é um dos pilares do trabalho da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA). A instituição, por meio do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE), finalizou o trabalho “Identificação e características dos stakeholders na construção do planejamento estratégico de uma instituição pública” e o submeteu para publicação na Revista Científica Multidisciplinar (Recima). A pesquisa foi publicada na primeira edição de 2021 da revista.
“O artigo é fruto do processo de pesquisa desenvolvido para o planejamento estratégico institucional da EGPA, com um trabalho que aponta aspectos importantes para a produção deste documento. Nossa metodologia escolhida ainda é pouco trabalhada e o trabalho se destaca pela sua aplicação prática”, explica Sérgio Gomes, coordenador do CEPPE e um dos pesquisadores responsáveis pelo artigo.
Além do professor Sérgio Gomes, o material também é de autoria da professora doutora Luciana Rodrigues Ferreira, da Escola Fazendária; do professor doutor Laurimar Farias; e do professor mestre Flávio Solano, da EGPA.
O trabalho apresenta como a escola se relaciona com seus stakeholders (públicos de interesse em tradução livre) internos e externos, ou seja, funcionários da instituição, funcionários de empresas terceirizadas e outras instituições do poder público, e a utilização destes resultados para o desenvolvimento do planejamento estratégico.
Os projetos de pesquisa desenvolvidos pela Escola, como este, também são parte de um dos objetivos futuros da EGPA, de lançar um mestrado profissional.
“Queremos aumentar o foco em nosso grupo de pesquisa, o Observatório de Governança, pois estes trabalhos são o que caracterizam a EGPA como instituição de ensino superior. Futuramente, quando finalizarmos a proposta do mestrado profissional, já teremos uma produção intelectual prévia realizada pela instituição”, finalizou o pesquisador.