Gflu apoia distribuição de cilindros de oxigênios para municípios do Marajó
A entrega dos equipamentos no arquipélago marajoara segue entre as iniciativas do governo estadual no combate à Covid-19
Militares do Grupamento Fluvial de Segurança garantem a entrega dos cilindros de oxigênio para 16 municípios do Marajó ocidentalO Grupamento Fluvial de Segurança (Gflu), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), deu apoio à Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) para a distribuição de 140 cilindros de oxigênio. Os equipamentos foram distribuídos para os municípios do arquipélago do Marajó, com o objetivo de atender a região e auxiliar nas medidas de prevenção à proliferação da Covid-19.
A distribuição de 102, dos 140 cilindros de oxigênio foi realizada, na madrugada deste sábado (6). Os equipamentos chegaram por via marítima e foram distribuídos para 16 municípios do Marajó ocidental, a exemplo das cidades de Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião, Bagre, Curralinho e Breves.
O diretor do Grupamento Fluvial, delegado Arthur Braga, ressaltou a integração entre os órgãos e a participação do Grupamento Fluvial na entrega dos cilindros, especialmente em atender os municípios localizados nas áreas fluviais do estado.
“Foi disponibilizado uma embarcação do Gflu para acondicionar esses cilindros, iniciamos o trabalho nesta madrugada. O trajeto foi acompanhado por uma guarnição da Companhia Fluvial e uma do Grupamento Fluvial. A viagem iniciou em Belém e o primeiro município a receber foi Ponta de Pedra em seguida foi para Muaná, São Sebastião da Boa Vista e daremos continuidade na distribuição das cidades Curralinho, Bagre e posteriormente em Breves'', afirmou o diretor.
Parceria entre Sespa e Secretaria de Segurança dinamiza entregas de equipamentos para auxiliar no combate e tratamento à Covid-19Ele acrescentou que a parceria entre Sespa e Segurança Pública "é de fundamental importância, sendo complementares, pois é importante unir as forças para dinamizar as entregas e facilitar, principalmente, nas ilhas onde o Gflu tem a prática e o conhecimento, além da estrutura para proporcionar essa logística. Desta forma conseguimos ajudar à chegar na população equipamentos necessários para auxiliar no tratamento e no enfrentamento da Cvodi-19”.
Distribuição - Oito agentes do Grupamento participaram da logística do transporte fluvial aos municípios. Na cidade de Breves os cilindros foram distribuídos até as cidades de Afuá, Chaves, Gurupá, Melgaço e Portel.
Os outros 38 cilindros foram transportados via terrestre, através de um caminhão da Secretaria de Saúde do Estado que realizou a entrega no município de Soure, de onde serão distribuídos para as demais cidades do arquipélago, sendo estas Santa Cruz do Arari, Salva Terra e Cachoeira do Arari.