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EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Seduc entrega caderno de atividades para alunos da educação especial

A Coordenadoria da área elaborou cadernos específicos para complementar o ensino regular

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
05/02/2021 18h17

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Especial (Coees), já iniciou a entrega dos cadernos de atividades educacionais para pais e responsáveis de alunos da educação especial de classe hospitalar, que funcionam em hospitais conveniados à Seduc, e da Unidade Técnica Especializada (UTE), entre as quais a localizada no município de Santo Antônio do Tauá, no nordeste paraense. O processo, que começou na quarta-feira (3), dá continuidade ao ensino do ano letivo de 2021 da rede estadual, que retornou com atividades não presenciais no último dia 3 de fevereiro.Uma das alunas de classe especial já com seu caderno de atividades

A elaboração dos cadernos de atividades é feita pela equipe pedagógica do Atendimento Educacional Especializado (AEE), considerando a necessidade de monitoramento e adequações curriculares necessárias para cada aluno. “A Coees gerenciou, ano passado, a construção dos cadernos de atividades adaptados. A nossa equipe da Educação Especial também produziu cadernos específicos, de forma a complementar a estação da entrega dos cadernos do ensino regular”, explicou Felipe Linhares, titular da Coordenadoria de Educação Especial.

Beneficiados - O Programa Classe Hospitalar e Atendimento Domiciliar (Chad) é realizado por meio de convênio e termos de cooperação técnica entre a Seduc e hospitais, casas de apoio, abrigos e também domicílios. O programa atende às modalidades do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamental e ensino médio, por conta dos idosos do Abrigo João Paulo II, no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém.

A elaboração dos cadernos de atividades é feita pela equipe pedagógica do Atendimento Educacional EspecializadoSegundo a coordenadora de Atendimento Hospitalar, Fernanda Costa, o início do ano letivo está seguindo todas as orientações recomendadas pela Secretaria de Educação – em cumprimento ao retorno de atividades não presenciais -, para dar continuidade ao currículo escolar dos estudantes. “Todas as ações desenvolvidas pelo Atendimento Domiciliar estão seguindo as orientações de prevenção à Covid-19, e só foram possíveis após a autorização dos hospitais. Estamos oferecendo todo o suporte aos alunos, através de aplicativos de mensagens e ligações telefônicas, recursos que têm sido essenciais para que possamos estar perto dos nossos alunos de alguma forma e poder orientá-los sobre as atividades”, pontuou a coordenadora.Pessoas que vivem em abrigos também já podem continuar os estudos

Para a professora e diretora da Unidade Técnica de Educação Especial (UTE) de Santo Antônio do Tauá, Ana Cláudia, devido à suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, o trabalho desenvolvido remotamente continuou atendendo aos alunos da rede pública estadual. “Começamos entregando as atividades e fazendo o Busca Ativa com os educandos, além de ir até as residências, quando necessário”, informou a professora, que finalizou dizendo que as orientações continuam em 2021, “aqui em nossa cidade. Mesmo com dificuldade de internet, algumas vezes, continuamos buscando realizar o atendimento através das plataformas digitais, para não perder o vínculo com o aluno”. (Colaboração de Rodrigo Moraes – Ascom/Seduc).