Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO

Novas instalações do Iesp vão garantir melhor desempenho profissional aos agentes de segurança pública

Entre outros serviços, obra consiste na reconstrução da quadra poliesportiva que, agora, terá arquibancada, além da construção de um Dojô, para artes marciais

Por Aline Saavedra (SECOM)
02/02/2021 11h16

Serviços foram iniciadas no dia 11 de janeiro com previsão de entrega para o próximo mês de maioA nova obra do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), órgão que compõe a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), beneficiará os profissionais de segurança pública do estado do Pará que lá são formados e capacitados, incluindo os policiais civis e militares, agentes do Departamento de Trânsito, bombeiro militar, profissionais do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e também de organismos municipais.

A obra consiste na reconstrução da quadra poliesportiva que, agora, passará a contar com arquibancada, além da construção de um Dojô, local onde se pratica artes marciais. Haverá também a construção de vestiário masculino e feminino. Os serviços foram iniciadas no dia 11 de janeiro com previsão de entrega para o próximo mês de maio. O valor do investimento é de mais de R$ 500 mil obtidos por meio do Fundo Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (FESPDS).

De acordo com o diretor do Iesp, coronel Antônio Bentes, esta é a primeira obra em 21 anos de funcionamento do instituto. “A revitalização da quadra é muito importante já que é um equipamento utilizado no curso para treinamento. A que tínhamos foi entregue na época que entregaram o Iesp, mais ou menos em 2000. Ela estava toda descascada há muitos anos, apesar de ser um equipamento essencial, não tinha condições de ser utilizada. Então, é um grande avanço para nós, pois agora nosso efetivo terá seu ginásio, com área coberta e boa iluminação. Já tivemos diversas reformas, porém essa é a primeira obra realizada em todos esses anos”, destacou.

O Instituto não possuía um Dojô. As principais atividades de artes marciais voltadas para condicionamento físico, defesa pessoal e outras eram realizadas por muito tempo onde foi o refeitório para o público administrativo. Com a nova obra, os agentes poderão fazer treinamentos de forma segura e em um local adequado.

Instituto – Criado pela Lei n° 6.257, o Iesp possui gestão acadêmica própria, autonomia didática, científica e disciplinar para formar profissionais por meio de estudo, ensino e aprendizagem, objetivando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, e capacitando agentes para a prestação de serviços de segurança.

Compõem o instituto as academias de Bombeiros Militar (ABM), de Polícia Militar (APM) e de Polícia Civil (Acadepol).