Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'JANEIRO BRANCO'

Seduc desenvolve ações para o bem-estar mental de profissionais da área da educação

Uepa também garante atendimento psicológico à comunidade acadêmica

Por Giovanna Abreu (SECOM)
30/01/2021 11h30

O primeiro mês do ano, marcado pela campanha Janeiro Branco, trouxe reflexões sobre a importância de cuidar da saúde mental, especialmente, em meio à pandemia do novo coronavírus. Com foco no servidores, ações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) são contínuas para promover o bem-estar dos que atuam no órgão. 

A Coordenadoria de Assistência ao Servidor (CAS) da Seduc realiza atendimentos na sede do órgão, espontâneos e agendados, com uma equipe composta por dois psicólogos, duas assistentes sociais e duas enfermeiras. Já foram realizados, inclusive, plantões psicológicos para facilitar o acesso aos serviços.

O psicólogo Max Fragoso, que atua na CAS, explica que entre as principais causas de mal-estar mental e afastamento de professores estão a ansiedade, o pânico e a depressão. “A saúde mental precisa ser, continuamente, trabalhada junto aos profissionais de ensino, por isso, estamos desenvolvendo um ciclo de palestras nas escolas sobre os cuidados com a mente em tempos de Covid-19. Os efeitos vão além do ambiente escolar, alcançam a comunidade como um todo”, afirma. 

A Seduc atua em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV). O psicólogo informou que já foi realizada formação com enfoque no desenvolvimento de estratégias de atendimentos aos profissionais. Por conta das restrições exigidas pela pandemia, algumas ações tiveram que ser readaptadas para garantir a segurança e o cumprimento dos protocolos sanitários.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

UEPA

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) também desenvolve ações de atendimento psicológico para toda comunidade acadêmica por meio do Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS), Serviço de Apoio Psicológico e Pedagógico (SAPP) e o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE).

Por meio da escuta e intervenção terapêutica, o suporte psicológico é oferecido aos servidores da Uepa (docentes ou técnicos-administrativos), de qualquer vínculo (concursados ou temporários), além de seus dependentes.

A Universidade, por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), localizado na Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), também realiza acompanhamento psicológico a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que estão em processo de reabilitação física, neurológica e motora.

Confira aqui os canais de atendimentos psicológicos da Uepa.