Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ADMINISTRAÇÃO

Governo entrega equipamentos para desenvolvimento da agricultura familiar

Tratores, rabetas e roçadeiras são assegurados para o fomento das atividades agrícolas nas zonas rurais

Por Bruno Magno (SEOP)
26/01/2021 16h00

Governo do Estado garante conjunto de equipamentos rurais, como tratores e patrulhas, para fomento da agricultura familiar no ParáPara fortalecer a agricultura familiar de municípios paraenses, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropcuário e da Pesca (Sedap), entregou equipamentos rurais às prefeituras na tarde desta terça-feira (26), no Palácio dos Despachos, em Belém. Os equipamentos foram adquiridos em 2020 com recursos do Estado e emendas parlamentares. 

"É fundamental que possamos valorizar as atividades rurais do nosso Estado, já que a agricultura familiar é estratégica nos municípios paraenses. Essa parceria com os parlamentares estaduais e federais permite que nós estejamos atendendo a vários municípios com tratores, rabetas, roçadeiras, enfim, colaborando e participando ativamente para que os municípios possam se fortalecer nas ações no meio rural", destacou o governador Helder Barbalho, que fez questão de entregar um a um os equipamentos aos prefeitos.

Governador entregou as máquinas a gestores municipais na tarde desta terça-feira (26), em solenidade no Palácio dos DespachosForam repassados nove veículos, seis patrulhas agrícolas e três tratores; 190 rabetas e 15 roçadeiras para  municípios como Santa Maria das Barreiras, Santa Luzia do Pará Ourilândia do Norte, Novo Repartimento, Terra Alta, Paragominas, Benevides, Breu Branco, Jacundá, Ulianópolis, Santa Maria do Pará, Peixe Boi e Marapanim. 

As cidades citadas podem, a partir de agora, fomentar ações para desenvolver a agricultura familiar nas suas zonas rurais. Os tratores entregues hoje serão utilizados para apoio às atividades agrícoloas como roçagem, gradagem e aração, por exemplo. Também podem ser usados na abertura de tanques para criação de peixes, manutenção das estradas, e ramais para escoamento da produção. 

"Nosso objetivo é chegar no trabalho de mecanização das áreas para que a gente possa ajudar as prefeituras, que vão repassar aos agricultores, e que eles possam desenvolver ainda mais essas atividades. Ano passado nós já entregamos essas patrulhas e estamos dando prosseguimento a essas novas para que os agricultores ampliem sua atuação no campo cada vez mais. Dessa maneira, atendemos ao pedido do governado Helder Barbalho, que vem trabalhando na agricultura, em prol do desenvolvimento do Estado, na geração do emprego e renda", disse o secretário Hugo Suenaga, titular da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). 

Para o gerente executivo do Pará Rural, Felipe Picanço, a entrega dos equipamentos vai gerar desenvolvimento no setor agrícola paraense. "Isso gera emprego e renda de alguma forma, não só para o agricultores maiores, mas para o pequenos agricultores. Essa é a missão do Pará Rural, incentivar e fomentar o produtor nos pequenos municípios. Então, nessa parceria tanto da Sedap quanto da Emater, buscamos forças para trabalhar nos 144 municípios paraenses, mesmo com todas as dificuldades. Isso demonstra que nós estamos atuando não só região de Belém, mas em todo o Pará de modo geral", disse o gerente. 

A deputada estadual Cilene Couto acompanhou a entrega dos equipamentos e destacou a importância do fortalecimento da agricultura paraense. "Graças ao esforço implementado entre o Governo do Estado e parcerias, e a sintonia entre os poderes, estamos aqui hoje fortalecendo a agricultura do nosso estado, entregando máquinas e equipamentos que vão auxiliar a agricultura familiar e o agronegócio. O Governo do Estado tem feito grandes esforços e tem mantido o equilibrio fiscal e financeiro, garantindo investimentos nas 12 Regiões de Integração do Estado", disse a parlamentar.

O deputado federal Ângelo Ferrari ressaltou que os investimentos foram possíveis por meio de emendas parlamentares e destacou a parceria com o Governo do Pará. "Parabenizo ao governador Helder Barbalho ao incentivo e fomento para agricultura, principalmente a familiar, isso é muito importante para o nosso Estado, temos bastante terras e nós precisamos incentivar esse segmento tão importante", completou. 

Presente na cerimônia de entrega, o prefeito de Santa Luzia do Pará, Adamor Aires, comemorou a chegada dos novos euipamentos ao município. "É uma alegria muito grande receber esses equipamentos agrícolas. É uma forma do governo do Estado instrumentalizar o nosso município com esses equipamentos, que com certeza absoluta, darão apoio necessário ao homem do campo e isso, para nós, é fundamental", ressaltou. 

O município de Paragominas, nordeste paraense, também foi beneficiado com as novas máquinas. "Agradeço essa parceria com o Governo do Estado e ressalto que Paragominas é um município agrícola, logo esses equipamentos serão de grande valia, principalmente para os pequenos e médios agricultores da base familiar. Com esses esquipamentos tenho certeza que vamos alavancar ainda mais a atividade rural do município", disse o prefeito, Lucídio Paes.