Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OFICINAS E PALESTRAS

'Direitos Humanos em Cena' capacita educadores em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/04/2017 00h00

Começou nesta quarta-feira (5) e segue até sexta-feira (7), a programação voltada para professores e coordenadores pedagógicos que visa combater o tráfico humano e o trabalho escravo. Oficinas e palestras estão sendo debatidas no auditório da Escola Salesiana do Trabalho, em Belém, dentro do projeto Direitos Humanos em Cena, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH).

A formação é realizada por meio de ferramentas metodológicas de linguagem cinematográfica com foco no tráfico de pessoas e trabalho escravo. O objetivo é qualificar esses profissionais para que eles, no futuro, se tornem disseminadores de informação em prol do combate a essas violações. Na programação, a palestra “Diversidade de gênero e sexualidade” foi ministrada por Eli Pinheiro.

Em 2017, o “Direitos Humanos em Cena” conta com a parceria do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região/Pará e Amapá (TRT8) e da Associação dos Magistrados de Justiça do Trabalho da 8ª Região/Pará e Amapá (Amatra-8).

Segundo Pedro Tourinho Tupinambá, presidente da Amatra-8, a projeto possui como principal objetivo a formação dos jovens. “Já vínhamos trabalhando com esse programa nas escolas e o ‘Direitos Humanos em Cena’ só veio para agregar o nosso trabalho. Com essa parceria, queremos ainda mais formar os nossos educadores, sempre visando o futuro, que são os nossos jovens”, afirma.

O padre José Nascimento, da Escola Salesiana do Trabalho, ressalta a importância do projeto nas unidades de ensino. “Iremos tornar multiplicadores daquilo que aqui foi debatido. Precisamos reforçar esse tema nas salas e combater as violações de direitos e cidadania”, pontuou. Neste ano, o projeto também chegará à República do Emaús e sua escola.

Michell Durans, secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos destacou a importância de formação dos professores a respeito dos temas abordados pelo projeto. “As pessoas mais importantes nesse processo são os professores e professoras, que tem o compromisso de transformar a realidade da educação”, afirmou o secretário.