Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Emater promove curso de manejo de açaí para melhorar produção em Gurupá

A ação, realizada em parceria com a prefeitura da cidade, foi voltada aos pequenos produtores

Por Etiene Andrade (EMATER)
20/01/2021 11h50

Agricultores das comunidades quilombolas Gurupá – Mirim, Maria Ribeiro e Jocojó, no município de Gurupá, Região do Marajó, participaram do primeiro curso de 2021 sobre manejo de açaizais, realizado pelo escritório local da Emater, com o apoio da prefeitura de Gurupá.

Os 18 agricultores que participaram da capacitação têm como principal atividade a produção de mandioca, mas pretendem diversificar a atividade, além de melhorar a renda com o aumento da produção do açaí.

“Os participantes do curso receberam orientações sobre a técnica de manejo de açaizal de baixo impacto e seleção de espécies para corte. Eles já exploram o açaí nativo em parte da região, mas ficaram muito surpresos com as novidades que nós mostramos, com técnicas que podem melhorar a produção do açaí”, explica o engenheiro florestal Ted Quemel, chefe do escritório e ministrante do curso.

O agricultor Janisson Lacerda trabalha com o Sistema Agroflorestal (SAF) em sua propriedade, produzindo açaí, pupunha, cupuaçu, bacaba e outras espécies. Para ele, o curso proporciona aos agricultores locais a visão de como podem explorar melhor as áreas nativas de açaí.

“Gurupá é muito forte na produção de açaí, mas muitos agricultores moram em áreas com açaizais nativos e não sabem explorar. Durante o curso, foi mostrado na prática como fazer o desbaste do açaizeiro para abrir espaço para que os outras touceiras se desenvolvam melhor e produzam mais fruto. Além disso, os agricultores já estão aproveitando o palmito das touceiras retiradas, pois estamos no período que as fábricas vêm comprar o produto. Então, com o manejo, o aproveitamento e a produção serão melhores ainda”, afirma Janisson.

A expectativa é que ao longo do ano, outros cursos possam ser oferecidos aos agricultores familiares da Região.